Na casa inteligente, tudo interligado

Blog do Ethevaldo Siqueira, de Berlim

casa inteligente

Há uma casa digital em desenvolvimento na Alemanha que merece ser conhecida. Nela, tudo está conectado por uma rede doméstica de banda larga, que controla e se comunica com portas e janelas, móveis, aparelhos elétricos, sistemas de áudio e vídeo, dispositivos de sonorização e comunicações, sistemas de segurança, climatização e purificação do ar.

Essa casa foi tema de um seminário no pavilhão TechWatch da IFA 2013, mostrando a visão dos especialistas de diversas entidades que trabalham no projeto de uma residência realmente racional, inteligente, ecológica e sustentável. Eles representam a indústria elétrica e eletrônica e utilizam o espaço desse pavilhão voltado para o futuro para mostrar a interação entre a produção e o gerenciamento de energia, entretenimento e outros aspectos.

A casa inteligente é um conceito que evolui a cada ano, à medida que surgem novas tecnologias e recursos. Nesta versão 2013 da IFA, a frase que sintetiza a tendência dominante é: "casa interligada é vida inteligente". No setor mais futurista desta feira, o pavilhão IFA TecWatch, antecipa as grandes tendências a eletrônica de entretenimento e consumo.

Com o apoio de parceiros na indústria, vários painéis estão sendo promovidos na IFA para mostrar o que significa a casa interconectada, como ela funciona e todos os diversos aspectos que tornarão realidade a Casa Inteligente.

Mas como é essa casa por dentro? Vamos mostrar os produtos dessa casa conectada exibidos na IFA. Comecemos pela cozinha, que é o lugar mais simpático de toda casa.

Os refrigeradores mais avançados exibidos aqui são os da LG e da Samsung, os primeiros interligados pela internet aos fornecedores e à rede doméstica - e, desse modo, podem fazer pedidos de reposição ao supermercado, de qualquer alimento, quando o produto vai chegando ao fim.

A Philips holandesa criou um conceito completo de cozinha moderna até para preparar os pratos mais originais, via internet. A dona de casa usa um iPad em que recebe todas as recebe as receitas dos mais diversos pratos para serem preparados em panelas hi-tec. Cheguei até a preparar uma yakisoba com essa tecnologia. E olha que ficou bem gostosinha.

Gostamos de tudo que facilita a vida ou está ligado diretamente ao entretenimento e ao conforto doméstico. Achamos excelente a ideia de eliminar cabos, na conexão de todos os periféricos, como é nas impressoras, nos fones de ouvido e nas caixas acústicas.

Além de simplificar as instalações, podemos até sonorizar os ambientes com muito mais facilidades. A IFA mostrou soluções muito interessantes da Sony, da Sharp e da Panasonic.

Um ponto ainda mais interessante é a questão da qualidade do ar que respiramos - que também pode ser melhorada, Milton. A Philips desenvolveu na China e começa a comercializar ainda este ano um purificador de ar que não só eliminar gases poluentes, micróbios e 99% da poeira em suspensão no ar, mas chega a medir até o número de partículas em suspensão.

Mais do que a casa Interconectada, o que ganha força agora é o conceito de Casa Inteligente ou Smart Home, que associa tecnologia e bom-senso. Os especialistas não se cansam de repetir que tudo na vida moderna precisa de mais racionalidade, de maior simplificação e de sustentabilidade.

Para muita gente, entretanto, essa ideia de casa inteligente parece muito mais marketing do que outra coisa. Mas, não é bem assim. Temos que reconhecer que podemos viver numa casa com soluções muito mais inteligentes e racionais quanto às condições de conforto, da comunicação, da segurança e da economia de energia

É nessse sentido que tudo na casa digital interconectada tem que ser inteligente. Não apenas os produtos de eletrônica, mas quase tudo na indústria moderna - seja de bens duráveis eletrônica tem que ser inteligente,

Para os cínicos, quem precisa ser inteligente somos nós, os moradores. Temos que aprender a escolher bem a tecnologia, a não desperdiçar e a consumir com racionalidade. Aprendendo a poupar energia e a não poluir.

Em resumo: a Casa Inteligente tem que ser construída dia a dia por cidadãos e bom-senso e inteligentes.

Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/na-casa-inteligente-tudo-interligado-296310-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan