Palestra “A Country of Cities” no Studio-X Rio

Palestra “A Country of Cities” no Studio-X Rio

Ilustração do livro "A Country of Cities" por Shop Architects Ilustração do livro "A Country of Cities" por Shop Architects

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, o Studio-X Rio recebe Vishaan Chakrabarti para uma palestra sobre seu livro “A Country of Cities”, que apresenta argumentos de que cidades bem desenhadas são a chave para resolver os grandes desafios dos Estados Unidos: degradação ambiental , consumo insustentável, estagnação econômica, aumento dos custos da saúde pública e diminuição a mobilidade social.

No livro, Chakrabarti traz uma riqueza de informações sobre cidades, subúrbios e exurbs americanos, observando como estes se desenvolveram e seu papel para prosperidade e globalização, sustentabilidade e resiliência, saúde e alegria. Ao contrário do que se poderia pensar, as cidades americanas estão hoje crescendo mais rápido do que os seus homólogos suburbanos, pela primeira vez desde 1920. Ele defende que o aumento progressivo da densidade urbana, apoiada por sistemas eficientes de transporte, escolas, parques e outras infraestruturas, é uma estratégia viável para produzir oportunidades de emprego e um ambiente melhor e mais sustentável que são verdadeiramente possíveis dentro das atuais possibilidades.

Artbook_2268_602543052                      Ilustração  do livro "A Country of Cities" por Shop Architects

Nesta chamada por uma América urbana, ele ilumina o seu argumento com uma centena de ilustrações para visualizar importantes estatísticas sobre questões tão díspares quanto o sucesso e a alegria associada à vida da cidade, os impactos sobre a saúde, o crescente aumento de deslocamentos por automóveis, e os subsídios governamentais que incentivem o urban sprawl ao invés da verticalização. O livro termina com um manifesto eloquente que defende os EUA como um "País de Cidades", para transformar um país de auto-estradas, casas e gramados em um país de trens, edifícios e árvores.

“A Country of Cities” tem prefácio de Norman Foster e ilustrações de Shop Architects.

Vishaan Chakrabarti é diretor do Center for Urban Real Estate da Universidade de Columbia (CURE) e desde março de 2012 é sócio do instigante escritório novaiorquino Shop Architects. Arquiteto e planejador urbano, Chakrabarti trabalhou em ambos os setores público e privado: foi diretor da Comissão de Planejamento da Cidade de Nova Iorque, associado da Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e planejador de transportes para o Port Authority de New York e New Jersey.

Data: 19 de setembro, quinta-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro-RJ

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Via: Studio-X Rio

Ilustração do livro "A Country of Cities" por Shop Architects
Ilustração do livro "A Country of Cities" por Shop Architects
Ilustração do livro "A Country of Cities" por Shop Architects
Ilustração do livro "A Country of Cities" por Shop Architects

Cita:Romullo Baratto. "Palestra “A Country of Cities” no Studio-X Rio" 16 Sep 2013. ArchDaily. Accessed 17 Set 2013. < http://www.archdaily.com.br/br/01-141136/palestra-a-country-of-cities-no-studio-x-rio?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=cd3a013453-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-cd3a013453-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan