Programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) utiliza diretrizes da Eletrobras Procel para incentivar cultura de economia de energia elétrica nas atividades públicas




Ivana Varela, para o Procel Info
 
                                                                          A coordenadora substituta da Agenda Ambiental na Administração Pública, Mônica Rocha, afirma que essas ações contribuem para a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente. “O prêmio também serve de estímulo para que mais órgãos possam implementar iniciativas inovadoras na gestão socioambiental”, completa ela.
 
 
Brasil – Desde a década de 80 o conceito de sustentabilidade tem sido proposto e divulgado por diversas organizações, públicas e privadas, e encontram-se em sua maioria, voltados para a responsabilidade social no âmbito das atividades empresariais. Com base em três recomendações do governo que indicam o estabelecimento de programas voltados para a sustentabilidade de produção e consumo, o Governo Federal lançou em2001 o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, de sigla A3P.

O A3P é então um programa do Governo Federal que incentiva ações sustentáveis no cotidiano das instituições públicas. O programa tem como princípios a inserção dos critérios, que vão desde economia de água e energia, compras e contratação de serviços até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados. Com isso o objetivo é estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental, levando economia e à eficiência dos gastos institucionais. O A3P foi estruturado por base na política de 5R´s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

A Analista Ambiental da A3P, Angelita Coelho, conta como o uso racional da energia elétrica tem sido um tema importante de trabalho do Programa. “Nós temos um conjunto de recomendações, medidas e indicadores que podem ser usados pelos órgãos e entidades da Administração Pública nos programas de redução de consumo”.

A sustentabilidade da gestão pública exige um desafio de mudanças de atitudes e de práticas. Para acontecer, precisa de um esforço coletivo, e transformar a intensão em um compromisso. Com simples e pequenas ações diárias os administradores podem ser exemplos de mudanças nos órgãos governamentais, na adoção de medidas que permitam a redução de impactos socioambientais negativos. A redução no consumo de energia elétrica e de bens de produto, o uso eficiente da água, a coleta seletiva, a qualidade de vida no ambiente de trabalho são exemplos de contribuições para a sustentabilidade. Cada um pode fazer a sua parte nas atividades cotidianas no trabalho, em casa, no escritório, na escola e em todos os lugares.

Segundo Angelita, uma das sugestões da A3P é adotar as diretrizes propostas pela Eletrobras Procel, tanto na economia e o uso racional da energia elétrica, quanto nas edificações públicas. Também é importante diagnosticar a situação das instalações elétricas e propor as alterações necessárias para a redução de consumo. Fazer um levantamento e acompanhamento do consumo de energia, além de nunca esquecer de ações básicas como desligar luzes e monitores da hora do almoço, fechar as portas quando ligar o ar condicionado, não ligar todos os elevadores ao mesmo tempo.
"Uma das sugestões da A3P é adotar as diretrizes propostas pela Eletrobras Procel, tanto na economia e o uso racional da energia elétrica, quanto nas edificações públicas".

“Os dados de monitoramento de instituições parceiras enviados a A3P, mostram que, apenas com a mudança de padrões de comportamento induzidas pela A3P, há economia média de 5% do consumo de energia elétrica. Esse valor pode ser ainda maior se forem realizadas reformas nos prédios institucionais, mas, por uma série de fatores, nem sempre isso é possível”, diz Angelita.

Qualquer instituição pública, de qualquer esfera do governo, pode e deve implementar a A3P, basta promover as ações estabelecidas. Os parceiros interessados devem demonstrar o comprometimento da instituição através de uma gestão transparente. O primeiro passo é criar uma Comissão Gestora da A3P, entre 5 e 10 servidores da instituição, para facilitar a comunicação do Programa. Em seguida devem realizar um diagnóstico da instituição, onde será levantado os problemas de consumo excessivo. Depois, desenvolver planos de ação com metas para sensibilizar e capacitar os servidores e por fim realizar avaliações periódicas e monitoramento dessas ações, para avaliar o desperdício e também determinar a eficiência do Programa.

O Programa também propõem que se aproveite ao máximo as condições naturais do ambiente de trabalho, como ventilação, luz solar e a aquisição exclusiva de lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares de alto rendimento e luminárias eficientes. Sem esquecer que os equipamentos de climatização mecânica, que utilizem energia elétrica, devem funcionar apenas nos ambientes onde forem indispensáveis.

Outra sugestão de economia do A3P é no consumo de água, realizando levantamento sobre a situação das instalações hidráulicas e proposição das alterações necessárias para redução do consumo. Além de promover campanhas de conscientização para o não desperdício da água.

Com o objetivo de destacar as melhores iniciativas dos órgãos do setor público que promovem a sustentabilidade , O Ministério do Meio Ambiente promove um concurso “Melhores Práticas de Sustentabilidade (Prêmio A3P). Podem participar as entidades públicas que possuam termo de adesão vigente da A3P. As instituições devem apresentar resultados concretos qualitativos ou quantitativos de que executam as ações da categoria escolhida. As inscrições estão abertas desde junho e vão até 15 de setembro. É necessário preencher uma ficha de inscrição e um relatório da iniciativa no site da A3P. Receberão certificados e troféus os três primeiros colocados de cada categoria. A última edição do prêmio teve 74 projetos inscritos.



Fonte: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID={8D1AC2E8-F790-4B7E-8DDD-CAF4CDD2BC34}&params=itemID={01E408B1-EFBF-499B-9A6E-E81B2E68CFBD};&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898}

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan