Cinema e Arquitetura: "Casalata: Habitação social, educação urbana e ambiental"


© Lara Plácido


O curta-metragem "Casalata" - realizado por Lara Plácido e Ângelo Lopes -, foi produzido durante um curso de pós-graduação em cinema na M_EIA (Instituto Internacional de Arte, Tecnologia e Cultura) em  Mindelo, Cabo Verde. O filme centra-se no déficit habitacional dos bairros de Mindelo e nos problemas causados ​​por suas construções humildes de lata.
Depois de finalizado, o curta converteu-se em um projeto mais amplo, que busca gerar uma estratégia viável para melhorar os problemas de habitação em todo Cabo Verde. O resultado é uma proposta arquitetônica com o potencial de uma aplicação efetiva.
Mais informações a seguir:

Veja o vídeo: http://vimeo.com/72884769
1349928761-casalata-1
© Lara Plácido
FICHA TÉCNICA
Coordenadora do Projeto CASALATA: Lara Plácido
Curta: CASALATA, integra o Filme - Fragmentos de Mindelo
Realizado por: M_EIA - Instituto Internacional de Arte, Tecnologias e Cultura, com o apoio da Fundação Palmares
Realizadores: Ângelo Lopes e Lara Plácido
Assistente de direção: Luís Carlos de Alencar e Rosalina Nhachote Direção de Fotografia: Nenass Almeida e Mamadou Diop
Montagem: Edson Silva
Técnico de Som: David Medina
Legendas em Inglês: Patrícia Leitão
Projeto de Arquitetura: Ângelo Lopes +  Helena Gomes + Lara Plácido 
SINOPSE
A ilusão de encontrar uma vida melhor nas cidades consolidadas faz com que as pessoas se mudem até elas. Entretanto o sonho desmorona rapidamente e a falta de oportunidades empurra famílias inteiras aos aglomerados de "lata" que se desenvolvem constantemente na paisagem do Cabo Verde. O problema da carência de habitações não se resolve de um dia para o outro. As famílias alojadas nas casas de "lata" continuarão vivendo em condições sub-humanas por tempo indeterminado ainda que todos os esforços governamentais se concentrem nesta problemática.
Este projeto tem como objetivo primordial melhorar as condições de habitabilidade das famílias mais desfavorecidas e, por sua vez, uma melhora no planejamento urbano, capaz de incentivar uma vida mais digna. A realização do curta nos proporcionou um contato profundo com a dura realidade que enfrentam os habitantes das "casas de lata". As condições sub-humanas encontradas nestes espaços, intensificadas pela marginalidade sentida por quem não tem outra opção e vive na ilegalidade, levou a estruturar uma linha de ação dividida em três momentos:
1349928792-casalata-4
© Lara Plácido
• Em um primeiro momento, o objetivo é efetuar um levantamento dos métodos construtivos e da organização social deste processo urbano, enumerar os aspectos positivos encontrados e reutilizá-los como uma ferramenta válida na evolução do projeto de habitação social.
• Em um segundo momento, depois do levantamento realizado, sugerir pequenas intervenções econômicas que assegurarão melhores condições de vida às famílias. Questões como o conforto térmico, ventilação dos compartimentos e iluminação dos mesmos podem ser significativamente mais eficazes.
• No terceiro momento, desenvolver um projeto de habitação social sustentado pelo conhecimento adquirido ao longo deste caminho. Isso será como estrutura base estratégias bioclimáticas e a educação habitacional e urbana, que consideramos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
1349928810-casalata-6
© Lara Plácido
Selecionado para melhor Curta-metragem: Arquitectura Film Festival 2013, Santiago Chile / Arquitecturas Film Festival 2013, Lisboa / Slum Festival 2013, Nairobi / Cabo Verde Film Festival 2013, Ilha do Sal 
 
Fonte:Tomás, José. "Cinema e Arquitetura: "Casalata: Habitação social, educação urbana e ambiental"" [Cine y Arquitectura: "Casalata: Vivienda social, educación urbana y ambiental"] 22 Nov 2013. ArchDaily. (Souza, Eduardo Trans.) Accessed 23 Nov 2013http://www.archdaily.com.br/br/01-154857/cinema-e-arquitetura-casalata-habitacao-social-educacao-urbana-e-ambiental?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=e21748b3ea-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-e21748b3ea-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan