Palmas/TO sedia congresso sobre arborização urbana até a próxima quinta, 14

Fotógrafo: Valério Zelaya
Palmas sedia congresso sobre arborização Urbana até a próxima quinta, 14
 
“Árvores por uma cidade melhor” e “Arborização Urbana como uma política pública e transversal”, são os temas centrais das atividades do XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, que teve início na manhã desta segunda-feira, 11, em Palmas. O evento está sendo realizado em parceria entre a Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semdu) e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).
 
 
O Congresso tem uma programação diversificada, com a realização de painéis, palestras e mini-cursos, e segue até o próximo dia 14, quinta-feira. As atividades têm palestrantes de Palmas e de outras unidades da federação com o intuito de discutir a realidade local e ainda promover um intercâmbio de experiências e cultura sobre como aproveitar a vegetação nativa como parte da composição urbana. Ainda são abordadas as condições de recuperar o que já foi perdido das espécies nativas na construção da cidade.
 
 
Para o secretário interino de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Evercino Moura, em uma cidade que as temperaturas atingem facilmente 40ºC entre os meses de julho a setembro, como é o caso de Palmas, os grandes deslocamentos realizados pela população sem a presença de algum tipo de sombreamento são verdadeiros testes de resistência. “Nesse contexto a árvore aparece como um elemento indispensável no espaço urbano da Capital”, refletiu o secretário ao fazer seu pronunciamento na abertura do evento.
 
 
Programação
 
Na tarde desta segunda-feira está acontecendo o painel: Arborização Urbana como Política Pública Transversal e segue até às 22 horas, com as  atividades a seguir: Árvores e Políticas Públicas Transversais – Ramis Tetu, Engenheiro Agrônomo; Árvore, Conforto Ambiental e Clima das Cidades – José Luiz Cabral, professor doutor em Meteorologia e Hildebrando Paz – Arquiteto Urbnista; Cidades e Ambientes Saudáveis – professora doutora em Saúde Pública; Arborização e Leis, Onde estamos? Como Avançar? – José Maria da Silva Jr. Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual; Discussão sobre Novos Olhares para a arborização Urbana; Gestão da Paisagem Urbana e Regional – Letícia Peret, professora doutora em Arquitetura; Marketing, Educação e Meio Ambiente – Jean Faber, Comunicólogo, Discussão sobre Comunicação, Ciência & Tecnologia, Política e Sociedade; Política e Ciência, uma Aliança Necessária – Grupo de discussão.
Para esta terça-feira, 12, está prevista a apresentação de trabalhos científicos das 8 às 9 horas, seguido de uma visita técnica a locais de arborização urbana em Palmas. Na parte da tarde, a partir das 13 horas, terá início o Painel Árvores como Indivíduos Agronômicos e Biológicos, composto das palestras Como Cuidar de Uma Árvore – Joaquim Cavalcante Neto, engenheiro agrônomo; As Boas Práticas em Podas de Árvores – Pedro Mendes, engenheiro agrônomo, Avaliação de Riscos de Queda de Árvores – Vinícius Felix Pacheco, biólogo.
 
Painel: Árvore Como Infraestrutura e sua Organização, composto pelas palestras Organizando e Acolhendo as Árvores na Infraestrutura, Discussão sobre Árvores e Outras Infraestruturas: Guerra ou Paz?
 
Painel: Árvores: Base das Florestas Urbanas, formado pelas palestras “Árvores e Pássaros: Alegria na Economia e no Turismo – Guto Carvalho, publicitário e fotógrafo; Arborização Urbana nos EUA e o Papel da ISA – Luiz Octávio, engenheiro florestal; Paisagismo, Árvores e Biodiversidade – João Telles, engenheiro agrônomo e discussão sobre Padronização – Um Contrassenso para a Biodiversidade?
 
Ascom/Semdu

Fonte: http://portal.palmas.to.gov.br/detalhar/palmas-sedia-congresso-sobre-arborizacao-urbana-ate-proxima-quinta-14-11423/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan