Exposição ‘Brasil Ofícios e Saberes’ será aberta nesta sexta-feira, no Palácio Araguaia

Foi aberta nesta sexta-feira, 1º de novembro, no Palácio Araguaia, em Palmas, às 9 horas, a exposição “Brasil Ofícios e Saberes”, que divulga o patrimônio imaterial brasileiro através dos bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.

A exposição poderá ser vista de 1º de novembro a 2 de dezembro, das 9 às 18 horas e apresenta os aspectos históricos e culturais por meio de imagens, textos, vídeos e objetos de utensílios usados no processo de produção dos bens.

Será uma oportunidade para estudantes e profissionais conhecer mais sobre o patrimônio cultural do País, como os modos de fazer as bonecas Ritxoko da etnia Karajá (GO,TO,MT e PA); ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES); modo de fazer as Violas-de-Cocho (MT e MS); Baianas de Acarajé (BA); modo artesanal de fazer os Queijos de Minas nas regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre (MG) e modo de fazer as rendas Irlandesas (SE).

Estará presente na exposição, além das autoridades locais, a curadora e antropóloga Maria Lúcia Montes.

O projeto já foi apresentado nas cidades de São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES), passando pelo Tocantins, a exposição irá novamente para São Paulo.

A exposição foi idealizada pela produtora cultural, Ana Maria Xavier e conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Scania e apoio institucional do DPI/IPHAN (Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Mais informações no site www.brasiloficiosesaberes.com.br.

Fonte: http://conexaoto.com.br/2013/11/01/exposicao-brasil-oficios-e-saberes-sera-aberta-nesta-sexta-feira-no-palacio-araguaia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan