Como fazer um Plano de Desenvolvimento de Bairro

safe_image

FecomercioSP lança uma cartilha e disponibiliza na internet

Todos os cidadãos podem se organizar e interagir com os agentes públicos e da iniciativa privada para melhorar as condições de vida e o convívio social do seu bairro. E uma forma eficaz de conquistar resultados é elaborar um plano de ação que trace o caminho para chegar ao futuro desejado. Para colaborar com esse público, a FecomercioSP lançou hoje, dia 11, a cartilha “Plano de Desenvolvimento do Bairro: uma metodologia participativa”.

A cartilha oferece uma metodologia prática para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento de Bairro. Por meio dele, os moradores identificam as melhorias necessárias em infraestrutura urbana e em produtos e equipamentos públicos. A metodologia da cartilha é baseada em ações do Senac São Paulo e em sugestões levantadas nos fóruns realizados pela FecomercioSP ao longo de 2013, que reuniram lideranças comunitárias, formadores de opinião e especialistas em planejamento urbano.

O esforço na elaboração de um Plano de Desenvolvimento de Bairro vale a pena: quando as diretrizes da população são acertadas com as subprefeituras, elas ganham status de lei e são incorporadas pelo poder municipal. Além disso, o Plano de Desenvolvimento de Bairro é previsto pelo Plano Diretor Estratégico de São Paulo para cada das suas 32 subprefeituras.

O bairro de Perus já tem o seu Plano de Desenvolvimento de Bairro, e a Bela Vista já está finalizando o seu documento conforme reportagem publicada no Sampa CriAtiva.

A cartilha gratuita está disponível on-line. Para baixar a cartilha, clique aqui.

Fonte: http://www.sampacriativa.org.br/como-fazer-um-plano-de-desenvolvimento-de-bairro/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan