Abertura da exposição “Vivendo o Rurbano: O Futuro de Guaratiba”, no Studio-X Rio

Courtesy of Studio-X RioCourtesy of Studio-X Rio

Inaugurando a programação de setembro, o Studio-X Rio promove, nesta quarta-feira, dia 03, um debate que marca a abertura da exposição “Vivendo o Rurbano: O Futuro de Guaratiba”.

A Reserva Biológica de Guaratiba abriga a floresta de mangue mais bem preservada do Rio de Janeiro e está localizada no coração de uma região onde convivem elementos da cidade e da zona rural e que designamos como ‘rurbana’.

Guaratiba corresponde hoje à última parcela do território do município do Rio de Janeiro que ainda não foi transformada pelas pressões do desenvolvimento urbano. Porém, uma mudança deste cenário já está em curso. Com a cidade se expandindo naquela direção, o que acontecerá com essa paisagem única? As comunidades da região e seus estilos de vida continuarão a prosperar? E como o desenvolvimento e as estratégias de conservação podem ser usados para preservar o meio-ambiente em Guaratiba?

A Designing Ecological Tourism (DET), liderada pela Professora Aziza Chaouni, da Faculdade John H. Daniels de Arquitetura, Paisagismo e Design da Universidade de Toronto e o grupo de pesquisas TEMPU coordenado pelo professor Guilherme Lassance da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão explorarando essas importantes questões. Uma extensa pesquisa sobre Guaratiba, que recebeu apoio de um auxílio de intercâmbio científico canadense e duas visões de futuro para a região serão apresentadas no Studio-X Rio a partir do próximo dia 3 de Setembro.

Na abertura o tema será debatido com a participação de Cecília Herzog (Instituto Inverde), Fabiana Izaga (vice-presidente IAB-RJ) e Guilherme Lassance (FAU-UFRJ).

  • Data: 03 de setembro
  • Horário: 18h30                                                                                                                                                               
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro - RJ

Via Studio-X Rio

 

Fonte:Romullo Baratto. "Abertura da exposição “Vivendo o Rurbano: O Futuro de Guaratiba”, no Studio-X Rio" 02 Sep 2014. ArchDaily. Accessed 3 Set 2014. http://www.archdaily.com.br/br/626619/abertura-da-exposicao-vivendo-o-rurbano-o-futuro-de-guaratiba-no-studio-x-rio

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan