Arte e Arquitetura: Apartament House, uma colorida e geométrica forma de restaurar uma casa



Apartament House se trata de um projeto de reforma de uma típica casa unifamiliar para os pais e duas filhas, com dois pavimentos e oito ambientes pequenos, na zona urbana de Tóquio, Japão. Mais da metade destes antigos ambientes estavam vazios e o proprietário queria demolir a casa existente para então construir a sua. O estúdio de arquitetura de Kazuyasu Kochi se propôs a renovar este edifício existente ao invés de sua demolição, mas de maneira não convencional.
Inspirado no cubismo, e no estilo de Gordon Matta Clark, os recortes, cores, texturas, materiais, geometria e os planos foram os elementos que definiram a arquitetura.

Conheça mais detalhes desta interessante forma de restauração a seguir.
Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIOCortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIOCortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIOCortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Descrição do arquiteto: "O êxodo do Japão começou a dez anos atrás. O número de alojamentos familiares também diminuiu. Arrisco dizer que as pessoas, teoricamente podem ter mais espaço em suas residências. O tempo em que japoneses viviam em casas pequenas passou.

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO
Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Existe uma mudança em dividir o espaço limitado para muitas pessoas para unir espaços divididos para menos pessoas. Ainda sim, os clientes em geral tendem a dividir a casa em muitos quartos. Imagino uma nova casa, que está bem equilibrada na divisão e na união dos espaços no interior. Aqui, o ato da divisão coexiste com o ato da união. O resultado será um espaço interno dinâmico e complexo, que proporciona a experiência de estar em todos os espaços, sem perder o sentido de recolher em um deles.

Planta Baixa. Imagem Cortesia de  KOCHI ARCHITECT’S STUDIO
Planta Baixa. Imagem Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Neste projeto chamado "Apartment-House", minha ambição foi criar uma alta densidade e riqueza de diversos cenários nesta pequena arquitetura.
Comecei cortando de modo a abrir um buraco dentro do apartamento para conectar oito ambientes diferentes. O edifício atual segue um reticulado 3D rígido, que consiste em paredes e pisos que dividem sistematicamente o espaço interno em oito. 

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO
Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Cortei formas 2D (triângulos ou quadriláteros) a partir deste sistema em rede. Como regra geral, decidi que estas formas 2D não deveriam seguir a modulação 3D. Por exemplo, uma forma de triângulo foi feita para atravessar a modulação entre o primeiro e segundo andar, e posicionados para além do plano de coordenadas X e Y. Cada um dos oito ambientes está na grade 3D, mas não as formas 2D.

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO
Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

Utilizei diferentes cores vivas de acordo com o 'teorema das quatro cores' para cada forma bidimensional, que não está seguindo a modulação, para enfatizar a presença. Quando nos encontramos no interior, podemos encontrar dois tipos diferentes de profundidades (assim como em vistas em perspectiva) no mesmo espaço. 

Fachada. Imagem Cortesia de  KOCHI ARCHITECT’S STUDIO
Fachada. Imagem Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

O resultado deste processo mostrou certa profundidade diferente do espaço, que me lembrava uma imagem do cubismo, que possui a distorção da perspectiva entre 2D e 3D. Podemos ver a paisagem, em que triângulos e quadriláteros se encontram, se sobrepõem e se cruzam, criando diversidade de espaços em um só lugar.

Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO
Cortesia de KOCHI ARCHITECT’S STUDIO

A arquitetura não pode escapar do sistema da rede 3D, assim como também nas pinturas não podem escapar das formas 2D. Na história da arte, o cubismo encontrou uma profundidade emergente do espaço em suas pinturas bidimensionais. Do mesmo modo, poderia a arquitetura descobrir a profundidade emergente no espaço tridimensional?
Arquitetura: Kazuyasu Kochi / Kochi Architect's Studio
Localização: Chiba, Japão
Ano do Projeto: Março, 2014
Área Terreno: 198.35 m²
Área Construída: 99.37 m²
Área em planta: 177.31 m²
Engenharia Estrutural: Yukihiro Kato / MI+D architectural laboratory
Construção: Sugimoto Group

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan