Processos Criativos em Projeto de Arquitetura Contemporânea


 O Ponto de Cultura Solar do IAB RS recebe na próxima quarta-feira (17/06) a palestra da arquiteta Adriana Garcia, que falará sobre “Processos Criativos em Projeto de Arquitetura Contemporânea”. 

Em sua última passagem pelo Brasil, a arquiteta Adriana Schönhofen Garcia, que é professora adjunta na School of Architecture e Interior Design do Miami Dade College (MDC), esteve presente em uma palestra da série Projeto e Obra do IAB RS e percebeu que o processo de criação do projeto de arquitetura no Brasil é bastante diferente dos processos de desenvolvimento de projeto nos Estados Unidos, tanto na academia como em escritórios de arquitetura. Observando no processo brasileiro um enfoque na resposta funcional, nos aspectos técnicos e nas restrições ambientais e regulamentadoras do sítio.

Quando perguntou aos arquitetos palestrantes onde estava o processo de criação e o conceito, a resposta que obteve foi: "vemos os projetos no exterior, mas a gente não sabe projetar desse jeito". Depois da palestra, houve um grande interesse entre os participantes e os palestrantes em saber mais sobre o processo criativo que utilizado nos Estados Unidos.

"Nós focamos primeiro no desenvolvimento do 'conceito', utilizando ferramentas advindas de diversas fontes, principalmente a arte. O processo inicia-se às cegas, sem visão do resultado final, tendo como background todas as outras condições (programa, sítio, ambiente, regulamentações, etc). O resultado final apresenta um incremento significativo na criatividade da geração de forma, espaço e layout" conta Adriana, que falará mais sobre o método na palestra.

O evento Quarta no IAB começa às 19h30min com entrada franca. O IAB RS fica na Rua General Canabarro 365, no Centro Histórico de Porto Alegre. O apoio é da Cerveja Coruja. Participe!

Adriana Schonhofen Garcia é professora adjunta na School of Architecture e Interior Design do Miami Dade College (MDC), Mestre em Arquitetura. O MDC é a maior instituição de ensino superior dos EUA com mais de 170.000 alunos. Iniciou a carreira docente em arquitetura em 2001, tendo ministrado 21 disciplinas diferentes. Lecionou também no Art Institute of Houston, no Texas, e no Ai Miami International University of Art and Design, em Miami, Florida.

      

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan