Energia Fotovoltaica - ferramentas para auxiliar a instalação

Usar os raios do sol para gerar energia de forma limpa já é uma realidade. Poder fazer com que o excesso da energia possa ser lançada à rede e gerar créditos para quem a gerou também. Já falei sobre como as usinas fotovoltaicas já são uma realidade no Brasil

Pois achei um site onde se explica o que é a eletricidade solar de maneira bem simples. Primeiro com um vídeo bem rápido que recomendo assistir       
 
Além de vários artigos e dados sobre como fazer um sistema fotovoltaico, linhas de financiamento, etc, gostei particularmente de duas ações do América do Sol:
 

O Simulador Solar
Entrei com os dados da minha casa e da conta de luz e ele gerou um número aproximado de sistema fotovoltaico (gerador de eletricidade solar) para o meu caso particular. Veja na tabelinha abaixo.

Sistema Fotovoltaico
Capacidade do seu sistema (Potência) 4,5 kWp
Área ocupada pelo seu sistema* de 30 a 37 m2
Inclinação aproximada dos modulos 31°
Radiação sobre os módulos 71.631 kWh
Rendimento anual 1.233 kWh/kWp
Emissões de CO2 evitadas 1.620 kg/a
*Considerando a utilização de módulos de silício policristalino


Como seria seu consumo elétrico anual
Consumo Total 7,63 MWh
Seu consumo da rede elétrica 2,08 MWh
Sua geração fotovoltaica 5,55 MWh 



Olha só o quanto poderia gerar de energia para o sistema! Achei uma maneira rápida de se visualizar a vantagem imediata.

E outra ferramenta de apoio bem legal é uma cartilha educativa 
chamada de O Guia de Microgeradores fotovoltaicos que, segundo o site, "é indicado para aqueles que pensam em instalar pequenos geradores de energia elétrica a partir do sol mas não sabem por onde começar."

 Clique AQUI para abrir o guia.


Bacana, não é mesmo? Muita gente se interessa pelo tema, tem vontade de instalar ou pensar em instalar um sistema desses em suas casas ou empresas e nem sabem como. Talvez seja mais fácil do que se supõem se a informação de como fazer começar a ser mais e mais compartilhada. Outras ações importantes são mais linhas de financiamento, uma vantagem via poder público em incentivos fiscais, maior educação da mão de obra tanto dos especificadores, projetistas e principalmente instaladores.


Um campo de muito futuro, sem dúvida. 

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan