12 livros básicos de Urbanismo que você precisa conhecer

by Charles Voos

Algumas vezes os alunos vinham me perguntar desesperados sobre dicas de leituras em Urbanismo. Na hora do aperto, percebiam que sua carga teórica sobre o assunto era fraca, muito mais pelo enfoque excessivo dado à Arquitetura nos cursos e pelo despreparo de alguns professores com a temática em questão.

Vou apresentar uma pequena lista, com 10 livros que eu julgo essenciais para todo estudante que quer aprender mais sobre Urbanismo e que vai além dos “três porquinhos” Jane Jacobs, Gordon Cullen e Kevin Lynch. São todos livros que eu já li e possuo em minha biblioteca, a qual fui construindo desde a época de graduação (não faz tanto tempo assim, mas…)!

 

51DEG4n+l5L._1 – O que é cidade? – Raquel Rolnik

Descrição: Pare, olhe e pense. Esse conjunto de casas, prédios e vias de tráfego, povoado por milhares, às vezes milhões de pessoas, são como você sabe – uma cidade. E não faz muito tempo que elas existem. As primeiras surgiram há apenas 5.000 anos, nos vales da Mesopotâmia. De lá para cá, muita coisa mudou… Este livro parte da referência a cidades as mais diversas, para chegar ao que elas têm de mais essencial e comum. Mais do que isso, mergulha nas metrópoles capitalistas, suas origens e contradições. De Babel a Brasília, o lugar onde a gente vive, estuda, trabalha e procura ser feliz.

Veja este livro na Amazon

51kGlUG2YiL._SX385_2 – Infra-estrutura Urbana – Juan Mascaró

Descrição: O livro analisa os problemas de projeto e execução das redes de infraestrutura urbana assim como os de composição com o entorno imediato que as recebe; também descreve suas particularidades a serem levadas em consideração e soluções alternativas às vezes de pouca eficiência, mas as únicas possíveis em situação de carência econômica ou diante de aspectos culturais que as determinam. Esta edição tem uma visão da infraestrutura urbana ligada aos impactos ambientais e paisagísticos que essas redes produzem na cidade.

Veja este livro na Amazon

51LjvCo1W3L._3 – A urbanização brasileira – Milton Santos

Descrição: Milton Santos analisa nesta obra as características do crescimento urbano no Brasil, tendo os processos sociais, econômicos e territoriais como os instrumentos centrais de análise. O autor mostra a reorganização do território e identifica os elementos de estruturação do espaço, evidenciando uma tendência de desmetropolização das cidades brasileiras, em oposição ao fenômeno de metropolização dominante até meados dos anos de 1980, responsável pela fragmentação territorial. Para dar conta das mudanças, deve-se tentar propor uma pequena teoria da urbanização brasileira como processo, como forma e como conteúdo dessa forma. Sua análise criativa e perspicaz faz do livro uma peça-chave para a compreensão da urbanização que, segundo ele, ao adquirir um maior grau de complexidade com o passar dos anos, não pode mais ser explicada pelos sistemas clássicos.

Veja este livro na Amazon

61kbguNq5xL._4 – Reflexões sobre as cidades brasileiras – Flávio Villaça

Descrição: O autor reúne textos escritos ao longo de muitos anos, cujos temas permanecem atuais e, ainda hoje, pouco explorados e compreendidos, apesar de importantes para o estudo do espaço urbano. Analisa também como o espaço urbano reflete as transformações sociais. Três motivos para comprar o livro: 1. apresenta reflexões pioneiras e originais, baseadas no profundo conhecimento do autor sobre as cidades brasileiras; 2. questiona conceitos arraigados sobre o espaço urbano e apresenta novas ideias, influenciadas pela luta de classes e pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas; 3. analisa com clareza e ousadia os reais responsáveis pelos problemas urbanos.

Veja este livro na Amazon

41ZShGamIbL._5 – O impasse da política urbana no Brasil – Ermínia Maricato

Descrição: Apesar da retomada dos investimentos em saneamento e habitação, pelo Governo Federal, a partir de 2003, e apesar da febre participativista decorrente da criação de mais de 10.000 conselhos de políticas públicas a herança do período neoliberal – ajuste fiscal, baixo crescimento econômico, recuo nas políticas sociais – e o impasse na política urbana decorrente especialmente da manutenção persistente do padrão fundiário excludente, a vida nas cidades brasileiras continua a piorar.

Veja este livro na Amazon

41ozLqRvr9L._6 – A cidade do pensamento único – Otília Arantes, Carlos Vainer e Ermínia Maricato (orgs.)

Descrição: Os ensaios aqui presentes esquadrinham o atual planejamento urbano em suas tendências elitistas e práticas excludentes e como é levado adiante pelo consenso de seus idealizadores em garantir privilégios no pretenso “caminho sem volta de globalização”. O texto desmascara a hegemonia do urbanismo “global” e reafirma o direito de inclusão dos excluídos nos planos de desenvolvimento urbano.

Veja este livro na Amazon

51F5xJTnvcL._7 – Parceiros da exclusão – Mariana Fix

Descrição: A tragédia do desenvolvimento em São Paulo – diferenças de classe demarcam as formas e os desenhos das avenidas Nova Faria Lima e Água Espraiada, duas novas fronteiras urbanas. Ao entrelaçar duas histórias a construção das avenidas Nova Faria Lima e Água Espraiada a arquiteta e urbanista Mariana Fix desvenda o surgimento de uma nova parcela da capital paulista, onde foram parar seus antigos habitantes desapropriados e o sentido dessas transformações. Num registro preciso e cortante, a autora mostra dois movimentos sociais um de classe média e outro de moradores de favela , que tentam resistir à abertura das novas vias e acabam engolidos pela pressão incontrolável dos Parceiros da exclusão com seus capatazes e tratores.

Veja este livro na Amazon

51JS+ejv2qL._8 – A cidade – Ana Fani Alessandri Carlos

Descrição: A cidade é um amontoado de prédios? Uma série infindável de carros? Um barulho, às vezes ensurdecedor, misto de buzina, motores e gritos de ambulantes? Sim, é isso. Mas também é a relação do homem com a natureza, a relação do homem com o homem. Seu resultado material precisa ser encarado em sua dimensão humana, no que a cidade significa para quem a construiu e para quem nela habita. Nesta perspectiva, A Cidade aborda a paisagem e o uso do solo urbano do ponto de vista histórico e como campo de lutas. Repensa de maneira lúcida a própria a noção de cidade. Obra recomendada para alunos e professores nas áreas de Geografia, Sociologia e Urbanismo.

Veja este livro na Amazon

4190OEuLlOL._9 – Cidade para Pessoas – Jan Gehl

Descrição: an Gehl continua a nos surpreender com sua compreensão sobre o que realmente faz as cidades funcionarem. este livro, baseado em trabalhos que fez na Europa, Austrália e Américas, tem um alcance global, com dados comparativos de como pedestres utilizam os espaços públicos, cujo apelo maior é a rapidez com que ele tem sido capaz de ajudar algumas cidades a transformar suas ruas de tráfego intrincado em paraísos para as pessoas.

Veja este livro na Amazon

51n+moNvOvL._10 – História da Cidade – Leonardo Benevolo

Descrição: A cidade é uma criação histórica particular; nem sempre existiu, mas começou em certo momento da evolução social e pode acabar, ou ser radicalmente transformada, em outro momento. Não existe por uma necessidade natural, mas por uma necessidade histórica, que tem um início e pode ter um término. Torna-se, portanto, importante explicar a origem da cidade no mundo antigo, e também na medida do possível o seu destino na hora atual. Para realizar esta tarefa cumpre percorrer de novo as grandes mudanças da organização produtiva que transformaram a vida cotidiana dos homens e produziram, em cada etapa, um salto no desenvolvimento demográfico.

Veja este livro na Amazon

51pIloSF5JL._11 – Mobilidade Urbana e Cidadania – Eduardo Vasconcellos

Descrição: Esse livro apresenta as questões que envolvem a mobilidade urbana: como funcionam as cidades, como as pessoas organizam seus deslocamentos e que recursos são consumidos na mobilidade. Engenheiro e sociólogo, o autor também aponta sugestões de medidas que podem ser adotadas para melhorar as condições do trânsito, do transporte público e também para a redução dos impactos do trânsito no meio ambiente.

Veja este livro na Amazon

51oUFu1wP-L._12 – A espoliação urbana – Lúcio Kowarick

Descrição: O autor analisa as conseqüências do acirramento da exploração do trabalho na região metropolitana de São Paulo. O acelerado crescimento econômico paulista provocou grande afluência de trabalhadores de todo o Brasil; essa grande oferta de mão-de-obra foi, ao mesmo tempo, o elemento que garantiu a expansão capitalista e determinou as condições de vida e trabalho dos operários. Nessas condições o capitalismo assumiu feições nitidamente selvagens, que se expressam na deterioração dos salários, nas condições de transporte, habitação, saúde, saneamento e outros componentes básicos para a reprodução da força de trabalho.

Veja este livro na Amazon

Fonte: http://urb.blog.br/12-livros-basicos-de-urbanismo/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan