Como escolher um orientador?

by Charles Voos

professor9                                                                 Um dos grandes problemas dos estudantes que estão em final de curso é a escolha do orientador. O drama é maior ainda quando se quer fazer um TCC na área de Urbanismo/Projeto Urbano/Planejamento Urbano. Muitos são desestimulados por coordenações de cursos que exigem TCC em Projeto Arquitetônico.

Outros não enxergam soluções porque não há professores na área, pois Urbanismo historicamente foi deixado em segundo plano pelas universidades.

O bom é que há salvação.

s dicas a seguir serão direcionadas para estes alunos em específico, mas servem para qualquer aluno de qualquer curso. O orientador é aquela pessoa que ficará do teu lado quando mais precisar, caso a escolha for bem feita. Caso contrário, você terá muitos problemas.

A maior questão está na pesquisa do quadro de professores. Se você não conhece todos os professores do seu curso, peça uma lista na secretaria do mesmo, ou então encontre uma listagem na internet. A maioria dos professores possuem Currículo Lattes, plataforma virtual que relaciona todas as produções profissionais e acadêmicas dos professores brasileiros. Pesquise um por um, identificando principalmente as linhas de pesquisa em que atua, as experiências profissionais anteriores, a formação (talvez ele tenha feito um Mestrado ou Doutorado bem focado na área do seu TCC, né?) e principalmente os artigos e demais trabalhos publicados em congressos, revistas especializadas, etc. Aquele que mais possuir uma atuação mais semelhante ao que você quer pesquisar, bingo!

Se você quer fazer um TCC de qualidade, essa é a principal regra a se seguir. E não se esqueça de perguntar para algum conhecido que já tenha sido orientado pelo professor em questão como que foi trabalhar com ele. Ajuda muito!

Depois de analisado o currículo de cada professor de seu curso, você pode fazer contato de diversas maneiras. É uma etapa importante para o sucesso de sua orientação, pois é a sua apresentação – e da sua intenção de pesquisa! – para o professor. Se ele já te conhecer, por ter dado aula para você antes, melhor. Caso contrário, envie emails, espere-o na sala que está dando aula ou peça ajuda para a coordenação ou para o professor responsável pelos TCCs (caso exista no seu curso).

Se você não tiver um TCC em mente, mas gostou da produção daquele professor em si, pergunte por sugestões de pesquisa, pois quem sabe você pode entrar em um ramo de pesquisa com muito material pré-formatado e à sua disposição!

E se o seu curso não deixar você escolher seu orientador, insista! Creio que a melhor forma de construir um TCC de qualidade é deixando o aluno ir atrás de quem pode orientá-lo, já que será uma relação de, no mínimo, dois semestres! Essa história da coordenação de curso empurrar orientador só prejudica. Coloque-se no lugar do professor: ele também tem suas preferências e caso seu TCC não o agrade, ele não será tão dedicado assim (e se você não gostar do orientador será a mesma coisa).

Qualquer dúvida ou outra questão não hesite em deixar um comentário! Até mais!

Fonte: http://urb.blog.br/como-escolher-um-orientador/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan