
O modelo de certificação ambiental de edifícios foi lançado em solo brasileiro em 2014 pela Fundação Vanzolini, responsável pelo selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), adaptado e desenvolvido em parceria com a instituição francesa Cerway, que comanda o semelhante processo ‘Haute HQE (Qualité Environmentale)’ em todo mundo.

A criação desse tipo de rede internacional traz benefícios ao empreendedor, ao morador e, claro, ao meio ambiente por diversos motivos: aumento do valor do patrimônio, economia direta no consumo de água e energia, redução da poluição e melhoria na qualidade de vida.
O AQUA-HQE é fundamentado em planejamento e controle desde as etapas iniciais de definição do partido arquitetônico e urbanístico, passando pelo programa, pré-projeto, projeto, execução e operação. Além de empreendimentos habitacionais, a Fundação Vanzolini acompanha e avalia construções do setor do comércio e varejo, indústria e logística, escritórios e edifícios escolares, hospedagem, lazer, bem-estar, eventos e cultura.
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que mais concentram moradias sustentáveis. Uma delas é o bairro Ilha Pura, na Barra da Tijuca (RJ), que abrigará os atletas olímpicos e paraolímpicos em 2016.

Outras capitais como Vitória, Salvador e João Pessoa, e cidades como Niterói, Campos dos Goytacazes, no estado fluminense, Limeira e Mogi das Cruzes, em São Paulo, lançaram imóveis construídos de acordo com os parâmetros técnicos de desempenho ambiental da certificação.
A ordem agora é progredir!
Crédito/fonte da foto: Vanzolini, Sebrae e Atelie de Textos
Fonte do post: Vanzolini e Atelie de Textos
Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/brasil-esta-entre-os-paises-com-maior-numero-de-construcoes-sustentaveis-no-mundo/
0 comentários:
Postar um comentário