by Hiroshi
1. Certos clientes não precisam de um projeto de arquitetura ou de interiores, mas de uma longa internação em clinica psiquiátrica para tratamento.
2. Quando pergunto a arquitetos ou designers de interiores o que de fato vendem, a resposta unânime é: “sonhos”. Acreditar nisso é o caminho mais fácil para cobrar pouco pelo projeto. Afinal, ninguém paga para sonhar.
3. As mulheres são as principais consumidoras dos projetos de arquitetura e de interiores. Quem melhor entende uma mulher? Outra mulher ou um homem?
4. Tenho a impressão de que certas mulheres não querem de fato reformar ou redecorar a casa. No fundo, gostariam de trocar de família, mas como isso não é possível, decidem fazer mudanças no ambiente na esperança de que algo de novo aconteça.
5. Ela não queria apenas uma cama nova. Renovou a decoração do quarto como um sinal para que o companheiro entenda seu esforço para mudar a relação desgastada. A esperança era de que com o gesto, o amor ressurgisse.
6. Todo cliente, quando constrói ou reforma, ouve alguém próximo: uma irmã que entende de arte, um cunhado engenheiro, um primo advogado, o filho mais velho, a filha mais nova. São os “fantasmas” que assombram o seu projeto.
7. Encontrei outro dia vagando pelas sombras um arquiteto que pensava entender a lógica no processo de tomada de decisões do cliente.
8. Saiu da reunião com o cliente convencido da aprovação do projeto. O problema é que clientes dormem e acordam com a maldita necessidade de mudar tudo o que haviam decidido.
9. A felicidade pessoal e a recompensa profissional podem andar juntas. Para isso, é preciso controlar o ego, a carência afetiva e aliar a habilidade de dizer não para o cliente sem deixá-lo ofendido.
10. Você só adquire personalidade profissional quando demite um cliente por absoluta convicção de que sem ele seu futuro será muito melhor.
11. Erros que se repetem mostram a incompetência do líder em conduzir seu grupo de trabalho na adoção de medidas que evitem os mesmos problemas. Só ver e reclamar dos erros e de quem erra não faz de alguém um verdadeiro líder.
12. Uma obra é um acampamento de Murphys, aquele da lei que diz: “se algo tiver que dar errado, dará”.
13. Mudanças constantes no projeto são como cólicas menstruais: sabe-se que virão regularmente e resignar-se é a única saída, além de Buscopan na veia!
14. Por que arquitetos e designers de interiores gostam tanto de viajar para o exterior? Para acordar no meio da “noite” e descobrir que é dia e não sofrer com insônia. Só mesmo o fuso horário para livrar do sobressalto da madrugada.
15. As madrugadas foram feitas para projetar porque o espírito e a mente se fundem nesse tempo e a criatividade brota farta. Ou será a pressão do tempo, a coca cola e o café que impingem um rigor menos critico e liberam a criação?
16. Bons fornecedores são como amuletos. Você os carrega para todos os clientes com uma fé inabalável de que tudo dará certo.
17. Arquitetos e Designers de Interiores têm um mesmo número cabalístico. É o 3. Por isso fazem 3 orçamentos para cada item do projeto.
18. A ética e a idoneidade não estão na apresentação de TRÊS opções de orçamentos para cada elemento a ser cotado.
19. Quando o cliente “descobre” algo que denota a não transparência na relação, a confiança no profissional estará abalada e começa a fase do rompimento.
20. Assim como taxistas, Arquitetos e Designers de Interiores devem cobrar bandeira 2 quando atendem depois das 20 horas ou durante os finais de semana.
21. O contrato é uma peça fundamental na relação com o cliente, mas se tiver que ser usado o amor entre as partes estará indelevelmente destruído.
22. Atuar sem metas mensais de faturamento é como jogar futebol sem traves.
23. O medo da verdade e o sabor amargo do insucesso inibem o controle das despesas e a apuração do lucro.
24. Só cobra pouco o profissional que não tem consciência do custo hora do seu trabalho.
25. Atenção! O Ministério do Bom Senso adverte: trabalhar em casa e não computar todos os gastos na operação pode destruir sua carreira.
26. Mais importante do que aquilo que se diz para o cliente são as idéias dele que você incorpora ao projeto.
27. As melhores ideias do cliente são sempre as suas ideias desde que ditas pelo cliente.
28. Clientes competidores usam a tática de ameaçar e desmerecer o seu serviço para levar vantagem na negociação. Se você permitir eles definem o seu preço.
29. O melhor momento para prospectar clientes é quando você tem clientes. Sem pressão e com o moral em alta você negocia melhor.
30. Negociar bem é manter o foco nos seus objetivos e buscar compreender os interesses da outra parte que sempre estão por trás das declarações verbais.
31. Quem se move pelo que pode ver, vive no passado. Construir o futuro é correr riscos para por em prática os seus sonhos.
32. Quem reclama do assistente que o abandona para abrir seu próprio negócio abdica do legítimo orgulho de ter seguidores.
33. A indicação é o melhor caminho para construir uma carteira de clientes com o mesmo desequilíbrio psicológico.
34. A obra é um ser orgânico constituído quase 100% de intestinos o que justifica a quantidade de cagadas.
35. Mistérios da vida: o que motiva um Arquiteto ou Designer de Interiores a enfrentar uma família durante a reforma de uma casa?
36. Não basta ser bem pago pelo projeto. É preciso ser aplaudido e reverenciado pelo cliente, pois somos artistas para mudar o mundo.
37. Só há uma forma de realmente surpreender o cliente: é morrendo no meio da obra.
38. Se há algo certo na sua vida profissional é que, mais cedo ou mais tarde, um casal vai brigar na sua frente.
39. Tudo bem que os Clientes têm um neurônio exclusivo para contrariar Arquitetos e Designers de Interiores. O problema é que alguns desses clientes nascem só com esse neurônio.
40. Quatro momentos na relação com os clientes. Estudo preliminar: paixão. O profissional é o guia dos sonhos. Projeto: conflito. Não há como pagar pelo sonho completo e é preciso eliminar coisas. Execução: desilusão. A dura realidade de conviver com os erros na obra. O sonho vira pesadelo. Final da obra: rompimento. O profissional desaparece e não lida com as reclamações do cliente.
41. A imagem que o cliente terá do profissional será marcada pelos últimos momentos da relação. Então, não fuja dele no final da obra!
42. Um excelente profissional só terá sucesso se aliar à capacidade de criar a habilidade de vender seu talento.
43. “Prospectar (buscar) clientes é admitir o insucesso em atrair indicações”. Quem pensa assim coloca sua carreira nas mãos do imponderável.
44. Selecionar clientes e lutar para conquistá-los coloca o profissional no comando do seu destino.
45. A curva de faturamento de um escritório de arquitetura e design de interiores se assemelha a um ambiente onde predomina picos e vales. Cena típica de quem só busca cliente depois que o último trabalho se encerra.
46. Já basta dormir do mesmo lado da cama há séculos. Por que ir sempre a Milão todos os anos se você pode descobrir coisas novas em outros lugares?
47. Ir a um evento profissional e conversar a noite toda com pessoas que você já conhece é perder a oportunidade de manter contatos que possam ser revertidos em negócios.
48. Não beba em eventos, coma pouco e revise os dentes, circule o máximo possível e defina uma meta de contatos novos a serem empreendidos. No dia seguinte envie e-mail ou agende visita.
49. Para ter sucesso rápido no início da carreira em arquitetura ou design de interiores no segmento residencial é preciso ter família rica. Uma avó ou tia com grana ajuda a construir um bom portfólio.
50. Não “pegamos” clientes até porque eles não são gripe. Os clientes não me vem, já que não é como menstruação. Você precisa definir um segmento de atuação e partir firme para conquistar clientes com toda a sua energia.
Texto de Ricardo J. Botelho para o ADFórum
Fonte: http://arquitetesuasideias.com/2015/08/25/50-reflexoes-sobre-o-exercicio-das-profissoes-arquiteto-e-designer-de-interiores/
50 reflexões sobre o exercício das profissões de arquiteto e designer de interiores
Autor: iabtocantins
| Publicado em: segunda-feira, setembro 07, 2015 |
Marcadores:
Artigos,
Exercício Profissional
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