Fachadas ventiladas

facciate_ventilate_vantaggi

Há algum tempo publicamos um vídeo (aqui) com a análise de um edifício-quarteirão sustentável. O Élcio deixou um comentário super simpático pra gente, perguntando algumas coisas e, dentre elas, queria entender melhor como funcionava a fachada ventilada. Então aqui vai um post para esclarecer, aproveitando para divulgar o tema com todos os nossos seguidores! =)

Primeiros vamos entender um pouco das características e vantagens do sistema:

Facciate-ventilate-2A fachada ventilada é um sistema construtivo industrializado em que são usados perfis e clipes especiais para a fixação das placas de revestimento, que podem  ser pétreos, cimentícios, em madeira, alumínio, cerâmica, policarbonato ou vidro.
É criada uma câmara de ar entre o fechamento externo e o material de revestimento, que melhora o conforto térmico e economiza no consumo energético. É muito eficaz para proteger a edificação da umidade e dos agentes atmosféricos e também auxilia no isolamento térmico e acústico.
caratteristiche facciata ventilatafec7c2fef5090ab4cf46b6b0769fdeec
A fachada ventilada é composta de várias camadas que produzem ventilação natural ao longo de toda a sua extensão, retirando a umidade excessiva e contribuindo para refrescar no verão e controlar a dispersão térmica no inverno.
  1. Suporte da fachada ventilada: é constituído pela parede externa e pela estrutura.
  2. Isolante: nem sempre está presente, sendo utilizado quando se deseja obter um desempenho térmico melhor do conjunto. É fixado diretamente ao suporte e os painéis são aplicados do lado externo da parede perimetral. São elementos constituídos por materiais com características e natureza diferentes, normalmente se tratando de lã mineral, materiais poliméricos e materiais naturais.
  3. Câmara de ar: com espessura variando entre 3 e 5 cm (para que possa se formar o efeito chaminé), é a camada “vazia”, com função de permitir a ventilação natural e a evacuação do vapor d’água. O ar aquecido nesta “câmara” interna por convecção tende a sair pela extremidade superior do edifício.
  4. Ancoragem do revestimento: a estrutura de fixação pode ter elementos pontuais ou contínuos, devendo ser definida e dimensionada conforme o tipo de edifício, material de acabamento e outras variáveis, como por exemplo, posição na fachada e ação do vento.  A fixação é sempre a seco por meio de dispositivos mecânicos ou químico-mecânicos.
  5. Revestimento: é a parte exterior e de acabamento do sistema. A escolha do material não dependerá somente do efeito estético desejado, mas também da alvenaria ou estrutura do edifício, que deverá suportar seu peso.
picture-26662-zoom
Facciata-ventilata-alucobond

As principais vantagens do sistema são:

1. Leveza: a estrutura em alumínio que sustenta o revestimento permite que o conjunto seja confiável estruturalmente e leve, evitando que as paredes sejam sobrecarregadas.
2. Durabilidade e reaproveitamento: tanto o revestimento como os perfis de fixação têm grande durabilidade, podendo ser desmontados e reaproveitados ou reciclados ao final de seu ciclo de vida.
3. Transpiração: as camadas da fachada ventilada permitem que a umidade produzida no interior dos ambientes possa ser difundida ao exterior, deixando as paredes e painéis de isolamento secos e em condições ótimas para desempenharem suas funções.
4. Economia: redução dos gastos para controle térmico da edificação; economia com a manutenção, tanto das instalações que eventualmente tenham sido passadas no interior da câmara de ar, como do próprio revestimento. Também permite que, numa situação de reforma, seja trocado somente o revestimento, sendo reaproveitada a estrutura de fixação.
5. Instalação rápida, seca e limpa: dispensa a aplicação de argamassa,  pode ser aplicada em edifícios novos ou preexistentes, sejam eles pré-fabricados ou convencionais, sem interferir nas características internas.
6. Facilidade de manutenção: o sistema permite grande facilidade na manutenção de instalações que eventualmente tenham sido passadas na câmara de ar. Caso seja necessário ou desejado trocar o revestimento externo, essa substituição é feita de modo simples, rápido e também a seco. Em ambos os casos é evitado o desperdício de materiais e geração de entulho.
7. Isolamento acústico: por ser um sistema com várias camadas, é capaz de fornecer uma maior absorção dos ruídos; além disto, a continuidade da camada, sem interrupções, não forma pontes acústicas.
8. Proteção/isolamento térmico: oferece proteção contra a umidade e mofo, contra os agentes atmosféricos e promove isolamento térmico. Durante o inverno são reduzidas as dispersões superficiais relacionadas à ação dos ventos e no verão é criado um escudo térmico que protege do calor, em especial nas paredes expostas ao sol, também graças à ventilação constante e com temperatura ambiente que passa na camada de ar..

169_pini4 (1)

8. Liberdade compositiva: o sistema permite uma grande liberdade compositiva, sendo portanto muito apreciado pelos arquitetos para criarem as mais variadas e fantásticas soluções.

No caso do edifício-quarteirão analisado no nosso vídeo, o revestimento é em placas tipo porcelanato, como no esquema e detalhe abaixo, mas foi criada uma dinâmica com peças de comprimentos e texturas diferentes.
IMG_6351fv_invernale
ksplus-schemeksplus-montante
Para as peças cerâmicas de menores dimensões já existem soluções que trabalham com o mínimo possível de fixações e as peças são especialmente fabricadas de modo recortado para serem diretamente encaixadas, agilizando bastante o processo de instalação.

mattoncino-esempio
mattoncino_pic_yofacciata_ventilata_anemos_ancoraggio1
Num futuro não muito distante as peças cerâmicas do revestimento poderão incorporar não só células fotovoltaicas, mas também placas fototérmicas, capazes de coletar o calor para aquecer um fluido de calefação de um edifício.
Referências/imagens:
MARAZZI.IT/SOLUZIONI-ARCHITETTURA/MARAZZI-ENGINEERING/FACCIATE-VENTILATE
AGENZIA-EDILIZIA.IT/FACCIATE-CONTINUE-VENTILATE.ASPX
GUIDACASEPREFABBRICATE.IT/FACCIATA-VENTILATA-CARATTERISTICHE-E-QUALITA.HTML
IT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/FACCIATA_VENTILATA
AU.PINI.COM.BR/ARQUITETURA-URBANISMO/169/ESPECIAL-PINI-60-ANOS-FUTURO-DA-CERAMICA-77735-1.ASPX
SCIELO.BR/SCIELO.PHP?PID=S0366-69132005000400009&SCRIPT=SCI_ARTTEXT
TECHLEVER.IT/ITA/FACCIAVISTA.HTM

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan