Diversidade Cultural tocantinense enriquece a Flit 2011

Kátia Rocha                                                                                                                                                      Este ano a cultura e a arte tocantinense são destaques na programação na Flit- Feira Internacional Literária do Tocantins, que acontece de 25 de julho a 3 de agosto na praça dos girassóis, em Palmas. O lançamento da programação ocorreu na manhã da última quinta-feira, 30, na sala de reuniões da Seduc- Secretaria Estadual da Educação. Na ocasião, foram expostas a programação e as principais atrações do evento, entre palestras, espaços, artistas, homenageados e estrutura.

Na coletiva, a Secretária da Cultura, Kátia Rocha, anunciou as programações regionais que ficaram sob a organização da Secretaria da Cultura como o café literário, apresentações de teatro e dança nos palcos externos, participação de povos indígenas e quilombolas na Estação Multicultural, Estação Folguedos com grupos de capoeira, sússia, catireiros, entre outros. “Serão 25 quadrilhas juninas de todo o Estado participando na Estação Folguedos e ainda escolas de samba de Palmas e sete apresentações no Espaço Cordel e ainda trinta músicos e bandas regionais nos Palcos Externos. Uma programação rica e diversa que valoriza nossa cultura e nosso artista tocantinense”, disse Kátia parabenizando ainda o Secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo Souza, por nesta edição conceder este espaço para as atrações regionais.

A Secretária adiantou ainda uma novidade especial para a área do cinema tocantinense, a realização da edição 2011 do Festival de Cinema Chico na programação do evento que acontecerá no auditório do Memorial Coluna Prestes. “Este será o décimo ano do Festival Chico, um evento de promoção do cinema tocantinense que fizemos questão de apoiar e trazê-lo para a programação da Flit”, enfatizou Kátia.

Estrutura e atividades

Diferente dos eventos literários anteriores, as estruturas montadas onde devem ocorrer as atrações serão dispostos de forma descentralizada na Praça dos Girassóis de forma atender um público maior. As tendas climatizadas abrigarão os estandes do Salão do Livro, composto nesta edição por 55 estandes para comercialização de livros, o Café Literário, duas lanchonetes e o auditório principal, com capacidade para mil lugares. Os grandes shows musicais serão realizadas na concha acústica, tendo acesso livre do público.

Ao todo serão promovidas mais de 280 atrações que acontecerão, simultaneamente, em diversos pontos da Praça; como palestras, shows, oficinas, debates, exibição de filmes, lançamentos de livros, exposições e apresentações artísticas. Essas atividades acontecerão em dez espaços: Salão do Livro, Estação Jovem Campeão, Estação Cordel, Estação Multicultural, Cinema, Circuito Gastronômico, Festival de Folguedos, Circo, Sebo e Parque de Diversões.

Toda a programação compreende 22 palestras nacionais, 14 nacionais, 20 atrações no espaço cordel, 9 peças teatrais (infantis, adultas e circenses), 10 shows musicais e 59 lançamentos literários regionais, 12 nacionais e 1 internacional.

Fonte: http://cultura.to.gov.br/noticia.php?id=597

            Release nº 077 /30.06.11/Jarlene Souza

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan