Arquiteto paranaense adquire área em Morretes para realizar projeto de compensação ambiental

 

luiz_bacoccini

O terreno, com mais de 20 mil metros quadrados, localizado no litoral do Paraná, foi dividido em 214 quadrículas para realizar medida compensatória.

 

Curitiba – “Atitudes conscientes são capazes de mudar o mundo”. É com essa premissa que o arquiteto Luiz Bacoccini desenvolveu o Projeto Bacoccini de Preservação, uma nobre iniciativa que visa contrabalançar o impacto ambiental causado pela implantação dos empreendimentos imobiliários. Há mais de vinte anos no mercado, o profissional sabe o quanto sua atividade impacta no meio ambiente e, por isso decidiu criar uma alternativa para sensibilizar os incorporadores.

No início de 2010, o arquiteto adquiriu uma estratégica área de preservação, com 23.220 metros quadrados, localizada em Morretes, litoral do Paraná. “Busquei uma área com bosque, com características de preservação, e encontrei um terreno onde 60% do espaço é preenchido por mata nativa”, comemora Bacoccini. Segundo o arquiteto, o leste paranaense constitui uma configuração privilegiada. “Além de ser considerada o ‘pulmão do Paraná’, a microrregião foi agraciada pela Lei do ICMS Ecológico”, destaca.

Depois da aquisição, Bacoccini e sua equipe realizaram um estudo topográfico, que resultou na divisão do terreno em quadrículas. “Fizemos uma malha com 214 quadrículas. Cada uma possui, aproximadamente, 64 metros quadrados. A maior parte está pontuada por bosque enquanto a outra tem sua área livre para o plantio”, explica.

A iniciativa prevê que cada um dos clientes que confia seu projeto arquitetônico à Bacoccini Arquitetura e Consultoria, e apresenta uma obra de grande porte, responsável por causar um impacto superior ao meio ambiente, é reconhecido pela certificação. “Nosso kit contempla um livreto que identifica, através de um mapa, a quadrícula compensada por àquele incorporador, apresenta e detalha as espécies que estão no terreno, além de pontuar o certificado de compensação ambiental. O livreto é acompanhado de um troféu em formato de árvore, personalizado com o nome da incorporadora. Tudo isso dentro de uma ecobag do escritório”, detalha o arquiteto. “Cada projeto confiado a nossa equipe, tenha ele o grau de sustentabilidade que for, recebe o reconhecimento do nosso escritório”, justifica.

Entenda a compensação ambiental-Os cálculos do Projeto Bacoccini de Preservação apontam que através da preservação de cada uma das 214 quadrículas, considerando a área plantada, deixará de emitir ao longo de dez anos, 300 tCO2 à atmosfera. “Além disso, através do plantio de árvores na área livre, nosso projeto permitirá o seqüestro de mais 200 tCO2, quando as plantas alcançarem a fase adulta”, destaca Bacoccini. Ou seja, segundo a ADD Consultoria, até a sua finalização, o projeto deixará de emitir, aproximadamente, 500 tCO2.

Vale ressaltar que, a área pontuada pelo Projeto Bacoccini de Preservação está localizada numa zona de pressão ocupacional, sobre a Mata Atlântica. Isto significa que, em termos de carbono, a preservação da área contribui para atenuar a emissões de Gases Efeito Estufa (GEE) e, consequentemente, os efeitos do aquecimento global, ocasionada pelo desmatamento. “Na realidade, quando lancei esse projeto assumi o compromisso de preservar essa área da devastação. Com isso já posso afirmar que a iniciativa foi um sucesso. No entanto, meu objetivo nunca foi o de atingir os resultados sozinho, sem sensibilizar os parceiros. É por isso que comemoramos cada alvará obtido por nossos clientes, através de um certificado que demonstra que estamos realizando essa compensação ambiental com o apoio de cada um”, explica o arquiteto.

Pensando no futuro-Até julho de 2011, vinte quadrículas foram certificadas. Ou seja, desde o início do projeto, vinte novos empreendimentos foram lançados em Curitiba e tiveram o projeto arquitetônico assinado pela Bacoccini Arquitetura e Consultoria. “Nosso critério para certificar os projetos é o impacto que eles irão causar no meio ambiente. Pode ser em razão do volume da obra, o quanto sua fundação irá impactar no lençol freático, a quantidade de resíduos que vai gerar, entre outros”, resume. “Se entregarmos uma média de 20 certificados por ano, concluiremos esse ambicioso projeto nos próximos dez anos”, enaltece.

Iniciativa inspira incorporadores-Não foi apenas a equipe de Bacoccini que mudou os hábitos para a sustentabilidade. Os incorporadores também já foram sensibilizados pelo projeto e começaram a se mobilizar, principalmente no que tange ao lançamento de novos projetos, voltados para a sustentabilidade. A Prefeitura Municipal de Curitiba também está em sintonia com o meio ambiente e já tornou alguns itens obrigatórios, como: uso racional da água, por exemplo.

A incorporadora portuguesa Bascol deve colocar no mercado, ainda este ano, o primeiro de uma série de empreendimentos que compõem uma linha sustentável, denominada Eco. O primeiro edifício será construído no bairro do Pilarzinho, região norte de Curitiba. “A Bascol foi uma das empresas que já havia recebido nosso certificado. Logo depois desse episódio, eles nos convidaram para assinar a linha Eco, que visa um rigoroso processo de utilização e reaproveitamento dos materiais, além de apostar na coleta seletiva do lixo. Achei ótimo eles terem feito essa associação”, comemora Bacoccini.

A incorporadora Tempo Real também está lançando o Weekend Up Residences, um produto diferente, que valoriza as atitudes ambientais. “Vamos trabalhar neste empreendimento para gerar o menor impacto ambiental possível. Sua especificação contempla o uso de materiais de limpeza atóxico, para a manutenção das áreas comuns, insumos inteligentes, tintas não poluentes, além de equipamentos especiais para economia de luz, energia e aquecimento”, detalha.

Com a TecVerde Engenharia, empresa curitibana, Bacoccini atuou no projeto de dois modelos de casas, que aliam tecnologia e sustentabilidade. “Trata-se de um projeto modular flexível e expansível. O novo estilo somente foi possível graças ao Wood frame, que substitui a madeira das antigas casas pré-fabricadas. As chapas são usadas como piso, teto e parede. A tecnologia americana possibilita a montagem rápida da estrutura com baixa geração de resíduos”, explica.

As incorporadoras que já foram certificadas pelo Projeto Bacoccini de Preservação são: Rossi Residencial, Brookfield Incorporações, Cyrela Brazil Reality, Terrasse Engenharia e Construções, Paysage Condomínios, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, Plaenge Empreendimentos e VCG Empreendimentos. “E até o final do ano outras empresas também receberão o certificado”, antecipa.

Arquitetura orientada para sustentabilidade - Antes de lançar o Projeto Bacoccini de Preservação, o arquiteto conta que o movimento em prol da sustentabilidade já havia ganhado força com a equipe. “Comecei a desenhar cinco selos que sinalizassem a preocupação do escritório com a sustentabilidade. Dali foi um pulo para envolver a equipe e, juntos, reorientar o conceito do escritório”, recorda.

O endereço eletrônico e a papelaria foram os primeiros itens a sinalizar a mudança. Segundo Bacoccini, o slogan do escritório passou a ser representado por três palavras, Redução, Reuso e Sustentabilidade, que juntas compõem o novo posicionamento e filosofia de trabalho da Bacoccini Arquitetura e Consultoria. “Também agregamos ao site, uma página que lista quinze itens orientativos, que podem ser assimilados em projetos arquitetônicos”, ressalta.

Luiz Bacoccini- Bacoccini formou-se em Desenho Industrial em 1983 e em Arquitetura e Urbanismo no ano de 1985. Apresenta a Bacoccini Arquitetura e Consultoria como uma catalisadora de ideias. Entende que sua função consiste em prover o desenvolvimento de cada projeto com responsabilidade e compromisso, utilizando criatividade e tecnologia. Assina projetos arquitetônicos prezando pela fluidez dos espaços. Atua amparado por uma competente equipe de arquitetos e designers. Realiza projetos pautados em rígidos controles de qualidade. Seu escritório é reconhecido por inúmeros prêmios.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=174287

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan