O inox é basicamente um aço com baixo carbono e adição de ao menos 10,5% de cromo, o que proporciona a propriedade de resistir à corrosão. O cromo permite a formação de uma camada invisível e resistente: o filme de óxido de cromo. Se a superfície for danificada mecânica ou quimicamente, o filme se regenera rapidamente na presença de oxigênio, mesmo que este esteja em pequena quantidade. A resistência à corrosão e outras propriedades do inox aumentam de acordo com o conteúdo de cromo e adição de outros elementos na liga, tais como molibdênio, níquel e nitrogênio.
BENEFÍCIOS DO AÇO INOXIDÁVEL NA ARQUITETURA
- Elevada resistência à corrosão: não necessitam ser revestidos com qualquer produto.
- Custo de manutenção mínimo: basta apenas limpeza periódica com água e sabão para conservar o acabamento original.
- Resistência e tenacidade elevadas: as propriedades mecânicas dos aços inoxidáveis permitem utilizar seções mais esbeltas que outros materiais, reduzindo o peso e custos sem comprometer a resistência.
- Fácil fabricação: boa soldabilidade e conformação em operações de corte e dobra.
- Ciclo de vida longo: o aço inox é, na maioria dos casos, a opção economicamente mais interessante em custos, considerando seu longo ciclo de vida.
- Higiene: a facilidade de limpeza do aço inox o transforma na opção prioritária para aplicações onde a higiene é imperativa, tais como hospitais, cozinhas profissionais, abatedouros e outras instalações de processamento de alimentos.
- Aparência estética: o brilho e a fácil manutenção da superfície do aço inox, proporcionam aparência contemporânea, ideal para uma larga e crescente gama de aplicações na arquitetura.
- Sustentabilidade: o aço inoxidável é um dos materiais mais sustentáveis disponíveis para construção civil e arquitetura, pois proporciona uma vida útil longa, não requer uso de produtos químicos perigosos para limpeza e minimiza os itens e custos de manutenção.
0 comentários:
Postar um comentário