Mobiliário urbano em aço inoxidável

Arquitetos e engenheiros podem aproveitar as vantagens oferecidas pelo aço inoxidável, material versátil e adequado para muitas aplicações na arquitetura e construção civil. Até algum tempo, o aço inox era considerado apenas em aplicações nobres. Mas, atualmente, é uma solução efetiva, prática e competitiva em custo. Por suas características, é indicado para condições de utilização e exposição sujeitas às intempéries e corrosão.
Aço inox
O inox é basicamente um aço com baixo carbono e adição de ao menos 10,5% de cromo, o que proporciona a propriedade de resistir à corrosão. O cromo permite a formação de uma camada invisível e resistente: o filme de óxido de cromo. Se a superfície for danificada mecânica ou quimicamente, o filme se regenera rapidamente na presença de oxigênio, mesmo que este esteja em pequena quantidade. A resistência à corrosão e outras propriedades do inox aumentam de acordo com o conteúdo de cromo e adição de outros elementos na liga, tais como molibdênio, níquel e nitrogênio.

BENEFÍCIOS DO AÇO INOXIDÁVEL NA ARQUITETURA
  • Elevada resistência à corrosão: não necessitam ser revestidos com qualquer produto.
  • Custo de manutenção mínimo: basta apenas limpeza periódica com água e sabão para conservar o acabamento original.
  • Resistência e tenacidade elevadas: as propriedades mecânicas dos aços inoxidáveis permitem utilizar seções mais esbeltas que outros materiais, reduzindo o peso e custos sem comprometer a resistência.
  • Fácil fabricação: boa soldabilidade e conformação em operações de corte e dobra.
  • Ciclo de vida longo: o aço inox é, na maioria dos casos, a opção economicamente mais interessante em custos, considerando seu longo ciclo de vida.
  • Higiene: a facilidade de limpeza do aço inox o transforma na opção prioritária para aplicações onde a higiene é imperativa, tais como hospitais, cozinhas profissionais, abatedouros e outras instalações de processamento de alimentos.
  • Aparência estética: o brilho e a fácil manutenção da superfície do aço inox, proporcionam aparência contemporânea, ideal para uma larga e crescente gama de aplicações na arquitetura.
  • Sustentabilidade: o aço inoxidável é um dos materiais mais sustentáveis disponíveis para construção civil e arquitetura, pois proporciona uma vida útil longa, não requer uso de produtos químicos perigosos para limpeza e minimiza os itens e custos de manutenção.
Fonte e artigo completo: http://www.cbca-acobrasil.org.br/artigos-tecnicos-ler.php?cod=5254&bsc=

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan