Instituto Inhotim: Arte, Paisagismo, Arquitetura e Inclusão Social a céu aberto

Imagine um parque, com uma bela e grande área verde. Mais à frente, no entanto, impressionantes peças de arte começam a aparecer e, de repente, tudo se funde de uma forma mágica. Em meio a notável coleção de obras de arte, muitas se destacam pela utilização do aço, além de obras usando a natureza como parte da composição, lagos e alamedas funcionando como divisórias das muitas instalações de arte. Assim é o Instituto Inhotim, um centro de arte contemporânea e jardim botânico, situado na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG).

Inhotim 

Paisagismo: influência inicial de Roberto Burle Marx

Tudo começou quando o colecionador Bernardo Paz adquiriu algumas peças e quis colocá-las em exposição. O lugar escolhido para isso foi a antiga fazenda do "Nhô Tim" que acabou dando nome ao lugar. Assim começava a nascer um grande espaço cultural que tem ainda um rico acervo botânico, com coleções de diferentes partes do Brasil. São mais de 2.100 espécies. Aliás, o paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, algumas encontradas só ali, um terreno que conta com cinco lagos e uma boa reserva de mata preservada.

Um grande conjunto de instalações e obras de artistas brasileiros consagrados encravados sob montanhas ou embrenhadas na Mata Atlântica, como os de Hélio Oiticica, Cildo Meireles e Tunga, e de personalidades famosas do cenário mundial, como Victor Grippo e Matthew Barney, fazem parte do acervo de Inhotim. Não é à toa que, a cada fim de semana, um total de 1.500 a 2.000 pessoas visitam os mais de 100 hectares. Além das diversas obras de arte espalhadas pelos jardins do Inhotim, os espaços expositivos são divididos em 11 galerias, as quais são dedicadas às obras permanentes.

Fonte e reportagem completa: http://www.metalica.com.br/instituto-inhotim-arte-paisagismo-arquitetura-e-inclusao-social-a-ceu-aberto?utm_source=EasyMailing&utm_medium=e-mail&utm_term=News33%3AInstitutoInhotim&utm_content=News33%3AInstitutoInhotim&utm_campaign=Padr%E3o

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan