Um painel de Cândido Portinari escondido no subsolo da Galeria Califórnia – edifício comercial projetado por Oscar Niemeyer e Carlos Lemos em 1951 e construído no centro de São Paulo – será finalmente restaurado.
Desde o início das obras, a recuperação do painel Abstrato, que tem cerca de 250 metros quadrados, será aberta à visitação.
A proposta foi encaminhada aos órgãos municipal e estadual de preservação do patrimônio há 15 dias pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp), que adquiriu o subsolo da Galeria em 2008.
“Queremos inaugurar o painel em 2013, com o subsolo refeito", disse o presidente da Uniesp, Fernando Costa, a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
Tombado pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico de São Paulo (Compresp) desde 1992, o painel atualmente tem partes cobertas por cimento, parafusos e placas, além de azulejos pretos, sendo que o original é de pastilhas de vidro cinza-claro.
A Uniesp pretende criar um centro de eventos no local, com auditório de 385 lugares e foyer de 360 m², a um custo de R$ 5,6 milhões. “Mas a reestruturação começará pelo restauro do painel", afirma Costa.
Fotos:
Galeria Califórnia - Dornicke / Wikimedia Commons
Painel Abstrato - Galeria de Arte Fora do Museu / Flickr
Fonte:http://www.arcoweb.com.br/noticias-em-geral/restauro-painel-portinari-predio-niemeyer-aberto-publico-sp-20-09-2011.html
0 comentários:
Postar um comentário