CAU/BR passa a integrar a Associação Brasileira de Normas Técnicas

Contrato com organização que estabelece regras para produtos, materiais e edificações permitirá aos arquitetos e urbanistas participar do processo de criação de normas

CAU_ABNT

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) assinou contrato de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como associado-mantenedor, o CAU/BR pode disputar assentos no Conselho Deliberativo da ABNT (são 10 novos membros eleitos por ano) e também coordenar grupos de trabalho para edição de normas técnicas. O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, lembrou que, como o conselho é um órgão que tem a missão de estabelecer regras para o exercício da profissão, é fundamental sua participação na edição das normas técnicas que deverão ser observadas por arquitetos e urbanistas.
“A participação de arquitetos e urbanistas no processo de edição valoriza as normas técnicas que se referem ao setor”, disse o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Pedro Buzatto Costa. As normas técnicas da ABNT não são leis, ou seja, a adesão a elas é voluntária, mas essas normas são as principais referências da Justiça Brasileira em ações que envolvam Direito do Consumidor. Por isso, a participação do CAU/BR na ABNT é um importante instrumento para a valorização e regulação do trabalho profissional de arquitetos e urbanistas. “Antigamente, havia normas apenas para produtos. Hoje, elas existem até para estádios de futebol”, lembrou Pedro Buzzato.
Segundo o presidente do Conselho da ABNT, a principal preocupação da entidade não é exatamente a criação de normas, mas a expansão da cultura de normatização. “Trata-se de uma codição essencial para se disputar qualquer mercado nos dias de hoje”, afirmou. “Precisamos do apoio de vocês, inclusive porque hoje há uma grande preocupação em definir as responsabilidades de cada setor nas diferentes etapas do processo produtivo”. Um exemplo disso é a Norma ABNT 15.575, que estabelece critérios mínimos para o desempenho de edificações e divide as responsabilidades entre projetistas, construtores e moradores. Saiba mais aqui.

O contrato com a ABNT também prevê uma série de vantagens e serviços para arquitetos registrados no CAU/BR, como:
  • Desconto de 50% para compra das normas técnicas da ABNT
  • Desconto 15% em cursos oferecidos pela ABNT (com a possibilidade de realização de cursos nas sedes dos CAU/UF)
  • Instalação de 200 pontos de redes nos CAU/UF para consulta gratuita às normas da ABNT
  • Acesso restrito a todas as normas da ABNT e Mercosul pelo site da ABNT
Fonte: http://www.caubr.org.br/?p=10469

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan