Etiquetagem em Edificações

Encontre aqui as informações relacionadas à etiquetagem de eficiência energética em edificações, no Brasil.
Caso tenha dúvidas a respeito envie um e-mail para o procel.edifica@eletrobras.com.

O processo de etiquetagem de edificações no Brasil ocorre de forma distinta para edifícios comerciais, de serviços e públicos e para edifícios residenciais. A metodologia para a classificação do nível de eficiência energética dos primeiros foi publicada em 2009 e revisada em 2010, ano em que também foi publicada a metodologia para classificação dos edifícios residenciais.
A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Um projeto pode ser avaliado pelo método prescritivo ou pelo método da simulação, enquanto o edifício construído deve ser avaliado através de inspeção in loco.
Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Dessa forma, a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória. Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc. Saiba mais sobre os tipos de etiquetas clicando aqui.
As etiquetas devem ser emitidas pelo Certi, organismo de inspeção acreditado pelo Inmetro. Para mais informações entre em contato com Jeferson Amaral – oi3e@certi.org.br e (48) 3239-2146. Veja no link as etiquetas comerciais e residenciais já emitidas.
O Procel Edifica disponibiliza uma lista de laboratórios, distribuídos por todas as regiões brasileiras, que integram Convênios com a Eletrobras e possuem consultores especialistas em etiquetagem de edificações.
Saiba mais sobre o PROCEL EDIFICA - Eficiência Energética nas Edificações visitando o PROCEL Edifica no site do PROCEL Info e no site do PROCEL.

Publicações Técnicas relacionadas à Etiquetagem em edifícios


» RTQ-C - Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios
» RTQ-C complemento
» RTQ-R - Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais
» RAC-C - Regulamento de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos
» RAC-R - Regulamento de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais


» Guias Procel Edifica:
- Acústica arquitetônica
- Clima urbano
- Desempenho térmico
- Equipamentos
- Iluminação
- Ventilação natural


- Sustentabilidade:Tire aqui suas dúvidas sobre a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

Fonte: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View={89E211C6-61C2-499A-A791-DACD33A348F3}

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan