O meu debate é o da ética

Cláudia Pires: secretária de Habitação e Desenvolvimento de Nova Lima (MG)

Luciana Morais - redacao@revistaecologico.com.br

ClaudiaPires_JulianaRocha

CLÁUDIA PIRES: “Se sentir que alguma ação ou conduta de governo fere meus princípios e valores éticos, eu me exonerarei” - Foto: Juliana Rocha

Detentor das últimas e essenciais áreas de Mata Atlântica ainda preservadas na Região Metropolitana, o município de Nova Lima também é estratégico para Belo Horizonte, pois abriga nascentes responsáveis por 65% da água potável que abastece a capital. Vítima da inércia de administrações passadas, que favoreceram a especulação imobiliária – e seus consequentes impactos sobre o trânsito e os sistemas de esgotamento sanitário –, a cidade tem nas mãos, com o seu atual governo, a chance de mudar para melhor o seu futuro, aprimorando leis e regulando de forma efetiva e ordenada o seu crescimento.

E para isso conta com uma colaboradora de peso: a nova secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, a arquiteta e urbanista Cláudia Pires. Com ampla experiência em sua área de atuação, Cláudia é reconhecida – por colegas de profissão, ambientalistas e representantes de associações comunitárias – como uma das mais ferrenhas defensoras da expansão urbana verdadeiramente responsável e sustentável.

Firme em suas colocações, ela já ‘calou’ muitos interlocutores em audiências públicas e reuniões onde eram tratados assuntos polêmicos e caros a BH, como a verticalização do entorno da Lagoa da Pampulha e do sopé da Serra do Curral, na divisa com a sua Nova Lima natal.

Determinada, ela promete total coerência com seus valores e princípios. “Não estou aqui para avalizar qualquer ação decorrente de uma política de governo que não esteja alinhada ou não respeite aquilo em que, eticamente, acredito. Não faço um debate por estar deste ou daquele lado: o meu debate é sempre um debate ético. Se sentir que alguma ação ou conduta de governo fere meus princípios e valores éticos, eu deixarei o cargo.” Confira:

Como e quando surgiu o convite para assumir este cargo?

O prefeito Cássio Magnani Júnior (PMDB) e a vice-prefeita Fátima Aguiar (PT) têm como um dos carros-chefes de seu governo o atendimento da questão habitacional no município. Sempre atuei profissionalmente na área de planejamento urbano e habitação e conheço o Cássio desde 1990. Naquela época, ainda como estudante de arquitetura, participei da aprovação da Lei Orgânica de Nova Lima e, ao longo de todos esses anos, mantive um contato histórico com a cidade, tanto como presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG), quanto como empresária e consultora do setor. Em 2006, tive a oportunidade de trabalhar com a Fátima em vários projetos, quando fui assessora da então secretária de Habitação de Nova Lima, Ana Schmidt. Portanto, quando me convidaram para assumir o cargo, fiquei muito honrada, porque sei que fui um nome de consenso entre os dois.

Fonte e entrevista completa: http://www.revistaecologico.com.br/materia.php?id=65&secao=956&mat=1044

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan