Um manifesto por uma cidade mais amiga

Por uma cidade mais amiga: este é o lema que define o documento, já com mais 800 assinaturas, dirigido ao prefeito paulistano Fernando Haddad e aos vereadores da cidade de São Paulo sugerindo que eles aproveitem a oportunidade criada pela próxima renovação do Plano Diretor Estratégico da capital paulista para aprovarem leis que incentivem as incorporadoras - e toda a cadeia produtiva da construção civil - a desenvolverem empreendimentos para melhorar a cidade para seus habitantes.
O abaixo assinado, que está circulando na rede para mobilização social Avaaz (http://bit.ly/194Zu5p), foi idealizado pelo empresário Rafael Rossi, fundador da Huma Desenvolvimento Imobiliário.  Rossi se mira no exemplo de metrópoles como Nova York, nos Estados Unidos, Paris, na França, e em várias outras regiões para desenvolver o que se pode chamar de uma "cidade humana".
A proposta é que a prefeitura crie incentivos - por exemplo: redução do IPTU, alteração do potencial construtivo - para que as incorporadoras, sem elevar o custo dos imóveis, possam tornar uma área do terreno em área de convivência, integrada com a rua.
"Em lugar de se fazer o muro em cima da calçada, permitir o uso dos 5 metros obrigatórios de recuo, para se construir uma pequena praça, com bancos, pequenos comércios, sem prejuízo da segurança" - explica Rossi.
E completa: e tanto isto é possível que nós estamos com um empreendimento desses em andamento. Se a prefeitura incentivar, em pouco tempo será possível começar a face de São Paulo."
A íntegra do manifesto:
Por que isto é importante
A melhoria dos espaços urbanos de uma cidade moderna e eficiente não pode contar somente com verba pública. Devemos estimular a iniciativa privada a assumir uma participação mais ativa nessa cidade que queremos para a gente. Nossa proposta sugere a criação de incentivos na legislação urbana para estimular a construção de empreendimentos imobiliários que melhorem a cidade da seguinte forma:
Acreditamos que comércio no térreo dos edifícios contribua para uma cidade mais compacta, integrada e sem muros.
Empreendimentos com jardins abertos para a rua melhoram a experiência do pedestre e valorizam o bairro.
Empreendimentos próximos ao transporte público e extinção do número mínimo de vagas por apartamento reduzem os deslocamentos e desestimulam o uso de carros em regiões onde há transporte público de qualidade.
A forma de conseguirmos isso é oferecer para o desenvolvedor imobiliário um pequeno ganho de coeficiente de aproveitamento do terreno para empreendimentos que adotem algum(s) dos conceitos acima. Este coeficiente determina a quantidade de área construída que pode ser edificada em um terreno. Ao atrelar o aumento do coeficiente a estes conceitos, estaremos criando um incentivo para que o desenvolvedor imobiliário construa uma cidade melhor. Este modelo já foi adotado com sucesso em outras cidades do mundo.
O que isso traz de benefício para o cidadão paulistano:
- Mais segurança: quanto mais pessoas circulando nas ruas ou ao redor das residências e mais gente "vigiando" o espaço, menores são as chances de roubos e assaltos. Ruas vazias são muito mais perigosas, de dia e à noite.
- Menos trânsito: esse é um dos principais problemas de qualquer capital, especialmente São Paulo. A possibilidade de deslocamentos menores ou mesmo o uso de transporte público ou alternativo, como a bicicleta, por exemplo, certamente farão a diferença na rotina diária de quem vive em uma grande metrópole.
- Mais qualidade de vida: construções, empreendimentos e condomínios com essas propriedades são mais agradáveis para quem mora e para quem circula ao seu redor.
- Redução dos gastos públicos: esses incentivos estimulam os desenvolvedores imobiliários e a iniciativa privada a repensar a forma como atuam na cidade - e ainda traz melhorias para a cidade sem depender de dinheiro público.
Participe de um tema que vai fazer a diferença para a sua vida como cidadão de São Paulo!

Ver também:
1. Evento internacional sobre planejamento urbano discute conceito de Cidade Humana (http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/evento-internacional-sobre-planejamento-urbano-discute-conceito-de-cidade-humana-290444-1.asp)
2. Nova York aprova projeto que oferece benefícios fiscais nas construções sustentáveis (http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/nova-york-aprova-projeto-que-oferece-beneficios-fiscais-nas-construcoes-290443-1.asp)

Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/um-manifesto-por-uma-cidade-mais-amiga-290445-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan