Colegiado de Arquitetura e Urbanismo tem primeira reunião no Ministério da Cultura

Informações: Assessoria de Imprensa do Minc


Incorporado ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) em dezembro do ano passado, o colegiado setorial de Arquitetura e Urbanismo abriu hoje (dia 4 de julho) pela manhã, em Brasília, sua primeira reunião como nova instância do CNPC, órgão de representação da sociedade civil na estrutura do Ministério da Cultura (MinC) para propor a formulação de políticas públicas dirigidas aos diversos segmentos culturais do País.
A reunião foi organizada pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do MinC, responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Cultura, e aberta pelo seu titular, Marcelo Pedroso, que é também secretário Geral do CNPC. 
O objetivo é definir as estratégias pra a elaboração Plano Setorial da Arquitetura e Urbanismo, que deverá estar pronto até o final de 2014 para integrar o Plano Nacional de Cultura.
O colegiado de Arquitetura e Urbanismo, composto por oito membros eleitos pelo setor em suas regiões, entre outras atribuições, tem a responsabilidade de ouvir a sociedade civil para elaborar o plano setorial do colegiado, sob a coordenação da Secretaria da Economia Criativa (SEC) do MinC.
O arquiteto e urbanista Mário Barbosa da Silva, do Paraná, eleito entre os membros do colegiado para ser o conselheiro do setor no CNPC, falou da importância da Arquitetura e Urbanismo como parte do órgão.
 "Estava faltando isso, a arquitetura era vista apenas como área técnica, nunca como uma área cultural. É fundamental colocar também como forma de expressão cultural, e a prova disso é a nossa capital, Brasília, patrimônio cultural da humanidade", afirmou.
A secretária da Economia Criativa, Cláudia Leitão, ainda lembrou, na abertura da reunião, que o segmento consta como área da construção civil nas pesquisas dos organismos oficiais que medem a contribuição dos setores econômicos para a riqueza do País e "por isso aparece como grande exportador de bens e serviços".
"Como não temos dados separados, a arquitetura é um subgrupo do que faz a Camargo Corrêa, a Odebrecht e as grandes construtoras. Não é justo! Estamos elaborando a Conta Satélite da Cultura e até 2015 vamos desagregar a arquitetura da construção civil.
Temos um mundo a atualizar no sentido de entendermos o que somos e o que fazemos para que o Brasil possa se tornar realmente exportador de bens culturais", explicou.
Os Colegiados Setoriais são instrumentos de discussão das principais pautas dos segmentos culturais do País. Além da Arquitetura e Urbanismo, a SEC coordena também os colegiados setoriais do Artesanato, Design e Moda no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/colegiado-de-arquitetura-e-urbanismo-tem-primeira-reuniao-no-cnpc-292278-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan