Portugal: com 22 mil arquitetos e mercado em queda, situação é "muito grave"

O encontro magno dos arquitetos portugueses decorrerá até sábado na Faculdades de Belas Artes, em Lisboa, promovido pela Ordem dos Arquitetos (OdA) e terá como tema "O Futuro da Arquitetura, Hoje!".

Em declarações à agência Lusa, Manuel Correia Fernandes, presidente da Assembleia Geral da OdA e um dos responsáveis pela organização do congresso, indicou que a Ordem fez recentemente um levantamento para conhecer com mais exatidão a dimensão dos problemas na profissão.

"A crise atacou quem vivia muito da área da construção, seja das obras públicas ou particulares, deixando muitos arquitetos no desemprego", e a saída tem sido a emigração para outros países da Europa, América Latina e Ásia, indicou o responsável da OdA.

Nos últimos anos, tanto a OdA como vários ateliês de arquitetos consagrados, desde Álvaro Siza Vieira a Carrilho da Graça, têm vindo a alertar para as dificuldades do setor desde o agravamento da crise económica do país, afetando a construção e o imobiliário.

Manuel Correia Fernandes recordou que o número de arquitetos no mercado aumentou muito nos últimos vinte anos porque se passou de apenas duas escolas de arquitetura, no Porto e em Lisboa, para as atuais 30.

"Há arquitetos a mais e cada vez menos obra para fazer", conclui o presidente da Assembleia Geral da OdA, ao mesmo tempo que "proliferam os fogos vazios, sem comprador" em Portugal.

De acordo com Manuel Correia Fernandes, "a arquitetura ganhou visibilidade nos últimos vinte anos em todo o mundo, sobretudo nos países do sul da Europa, onde os políticos quiseram deixar a sua marca com edifícios emblemáticos".

"As cidades apostaram muito na arquitetura enquanto criadora de ícones sociais e Portugal não foi exceção", apontou, recordando os fundos nacionais e europeus gastos na construção de escolas, estádios, museus e centros culturais.

O arquiteto disse ainda que, devido à falta de trabalho no mercado, está a assistir-se "a uma diversificação do exercício da profissão que pode levantar problemas de regulação, formação e responsabilidade" quando estes profissionais trabalham em design, artes cénicas, ou indústria.

Todas estas questões vão ser debatidas a partir de quinta-feira no congresso, que também irá refletir sobre o papel social dos arquitetos, o que é a "boa arquitetura", a disciplina como um direito cívico e como deve ser feita a sua internacionalização.

Correia Fernandes assinalou ainda que cabe à OdA a regulação da profissão - que tem regras, direitos e deveres - e a representação dos arquitetos, que só podem exercer sendo membros da Ordem.

Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/portugal-com-22-mil-arquitetos-e-mercado-em-queda-situacao-292078-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan