Filme "A Cidade É Uma Só?" / Brasília e a Campanha de Erradicação de Invasões

poster-a-cidade-c3a9-uma-sc3b31

Premiado no Festival de Tiradentes de 2012, "A Cidade É Uma Só?" combina documentário e ficção para recontar memórias de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas durante a CEI - Campanha de Erradicação de Invasões – ocorrida em Brasília nos anos 70 - e os reflexos disso nos dias atuais.

O nome da cidade-satélite Ceilândia deriva desta campanha – CEI - que tentava disfarçar a remoção violenta de cerca de 80 mil pessoas do lugar onde hoje é o Guará e parte do Park Way para um local a 40 quilômetros do Plano Piloto, em Brasília.

Dirigido por Adirley Queirós, o filme elege como personagens Nancy Araújo, que era moradora da região, Zé Antônio, que vende terrenos, e seu cunhado, Dildu, faxineiro da Ceilândia, candidato na eleição distrital pelo PCN (Partido da Correria Nacional).

Nancy foi quase uma garota-propaganda do processo de remoção ocorrido há mais de 40 anos. Ainda criança, ao lado de outras meninas, participou da campanha, na qual elas cantavam uma musica em que um dos versos dizia: "A cidade é uma só". Era essa a ideia que tentava ser vendida, por isso, a música nunca saiu da cabeça de Nancy.

A interrogação no final do título não fazia parte da frase original da música da campanha de 1971, mas coloca em questão a ideia que os governantes tentavam vender na época. Hoje, vemos que a capital do país jamais poderá ser uma só enquanto houver uma discrepância social tão gritante.

O filme estreou em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília na última sexta-feira, 12 de julho.

Fonte: cinema.uol.com.br

Fonte:"Filme "A Cidade É Uma Só?" / Brasília e a Campanha de Erradicação de Invasões" 14 Jul 2013.http://www.archdaily.com.br/br/01-127794/filme-a-cidade-e-uma-so-brasilia-e-a-campanha-de-erradicacao-de-invasoes?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=d4ab68794f-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-d4ab68794f-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan