Concurso Casa PVC



APRESENTAÇÃO

A Braskem S.A., como entidade promotora, faz saber que institui, com o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Alagoas – IAB/AL, como entidade organizadora, o Concurso Público Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura para um modelo de habitação sustentável com priorização do plástico como matéria-prima global. Por ser o plástico um poderoso veículo de inovação tecnológica e pela diversidade de usos ao qual pode ser aplicado, sua chegada ao mercado da construção civil já era aguardada e vem se consagrando como uma opção viável e de grandes benefícios. Vem sendo empregado nas mais diversas formas e composições, agregando infinitas possibilidades de inovação, tais como: ergonomia, leveza, variedade de cores, formas inusitadas, resistência, baixa abrasividade, funcionalidade, além da possibilidade de reciclagem. Diante da variedade de produtos fabricados no Brasil com PVC, polietileno e polipropileno, produzidos a partir das matérias-primas fornecidas pela Braskem S.A., surge a intenção de dar visibilidade a esses produtos e suas aplicabilidades também no mercado da construção civil, demonstrando sua importância como veículo de desenvolvimento, qualificação e diversificação para o setor.

MENSAGEM – BRASKEM

Há vinte e cinco anos era inaugurada a primeira unidade de PVC da Braskem em Alagoas. Hoje o Estado é o maior produtor desta resina na América Latina. Este foi um período de grandes desafios e de muitas vitórias. Para comemorar este marco inicial a Braskem e o Instituto dos Arquitetos do Brasil lançam o Concurso Público Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura para um modelo de habitação sustentável com priorização do plástico como matéria-prima global. Um estímulo para que os arquitetos brasileiros possam enxergar no plástico, e em especial no PVC, uma nova forma de ver o processo construtivo brasileiro.
A utilização do plástico na construção civil não se constitui numa novidade, mas as novas tecnologias e os processos de inovação ampliaram as possibilidades de uso deste material e de forma destacada do uso do PVC. Dos telhados aos forros, do piso as paredes, das instalações hidráulicas as elétricas, a utilização do PVC se consolida como uma alternativa de qualidade e também de baixo custo. Lançar um novo olhar sobre estas possibilidades é sem dúvida nenhuma um exercício de incorporação dos avanços tecnológicos surgidos nos últimos anos.
Este concurso, um dos eventos que marcarão os vinte e cinco anos da PVC Alagoas, é também um instrumento importante para que possamos evoluir na aplicação do conceito de sustentabilidade em nosso dia a dia. Conceitos que implicam em mudanças estruturais importantes e que nos conduzirão a um mundo mais harmônico e equilibrado. O projeto vencedor será executado e será exposto ao público para que ele possa ter a verdadeira dimensão de todas estas possibilidades e inovações e dos impactos disto em sua vida cotidiana.
MILTON PRADINES – Relações Institucionais Braskem S.A.

MENSAGEM – IAB/AL

Após a realização do XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos 2012, em Maceió/AL, o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Alagoas, tem a honra de novamente desenvolver uma iniciativa de grande valor para a arquitetura brasileira, desta vez um concurso público nacional de arquitetura para desenvolvimento de uma habitação sustentável, tendo o plástico como matéria-prima global. Sendo o concurso público a forma mais democrática e transparente para contratação de serviços especializados, este certame, em especial, traz a oportunidade ímpar de ingressarmos numa área projetual repleta de possibilidades e inovações. O IAB/AL deseja que cada concorrente seja, sobretudo, um núcleo de conhecimento e atitude a serviço da nossa sociedade e do meio em que vivemos, a fim de encontrar as melhores soluções na interação de nossos sonhos e conflitos. Boa sorte a todos!
RAFAEL TAVARES – Presidente IAB/AL

Edital, cronograma, inscrições e demais informações: casapvcbraskem.iabal.com.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan