Chamada de trabalhos para a IX BIAU - Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo 2014




A Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) é uma iniciativa do Governo da Espanha, consolidada através da realização de sete edições anteriores como uma das maiores referências da situação atual e prospectiva da arquitetura e do urbanismo na comunidade ibero americana.
As atividades básicas da Bienal giram em torno do reconhecimento de trajetórias profissionais e de obras significativas de arquitetura; da divulgação das melhores publicações da área; e da premiação dos trabalhos de investigação mais relevantes ou das melhores ideias de arquitetos e estudantes de arquitetura através de concursos.
Como nas edições anteriores, poderão participar trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias:

1. PANORAMA IBERO‐AMERICANO DE OBRAS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Poderão apresentar‐se a esta IX Bienal Ibero‐americana as obras de arquitetura e urbanismo construídas na América Latina, Portugal e Espanha, projetadas por arquitetos, individualmente ou em equipe, com data de finalização entre 1 de janeiro de 2011 e 31 de dezembro 2013, e não apresentadas em edições anteriores da Bienal. Também são objeto desta convocatória os planos e projetos de urbanismo aprovados, pelo menos inicialmente, de acordo com a legislação urbanística de cada país, dentro do período citado.
 O Comitê para Seleção Nacional será formado pelos arquitetos Marcos Acayaba, Luciano Margotto, Otavio Leonidio, Bruno Santa Cecilia, Paulo Henrique Paranhos, Sergio Moacir Marques e Fabiano Sobreira, que indicarão 15 obras para o Jurado Internacional.
Saiba mais aqui.

 2. PUBLICAÇÕES
Poderão apresentar‐se a esta IX Bienal Ibero‐americana os trabalhos publicados na América Latina, Portugal e Espanha, entre 1 de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2013 e que não tenham sido apresentados em edições anteriores da Bienal, dentro das seguintes categorias:
-Livros;
- Publicações periódicas: revistas – jornais;
- Outros suportes (vídeos, documentários, paginas WEB, CDs)
 Nesta categoria, além do envio do material via eletrônica, deverão ser encaminhados dois exemplares a secretaria permanente da IX BIAU (Paseo de la Castellana, 12, 4ª planta , 28046, Madri, Espanha)
Saiba mais aqui.

 3. TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO
Poderão apresentar‐se a esta convocatória os pesquisadores da América Latina, Portugal e Espanha em qualquer disciplina, individualmente ou formando equipe, que tenham realizado trabalhos de investigação inédito nas seguintes categorias
-Teses acadêmicas ou dissertações finais de mestrado ou master
-Trabalhos realizados por equipes de investigação
-Trabalhos de investigação aplicada
Saiba mais aqui.

 4. PRÊMIO IBERO‐AMERICANO DE ARQUITETURA E URBANISMO
O Prêmio Ibero‐americano de Arquitetura e Urbanismo, antes chamado Prêmio à Trajetória Profissional, é um reconhecimento ao labor de um(a) profissional da arquitetura e/ou urbanismo, que de forma individual ou coletiva, destaque‐se pela promoção e defesa dos valores relacionados com a arquitetura e o urbanismo.
Esse trabalho exemplar estará diretamente relacionado com a arquitetura e/ou com o urbanismo e nele haverá que destacar seus aspectos estéticos, funcionais, técnicos, sociais, econômicos e meio ambientais. Pode tratar‐se de obra construída, planejamento, conservação e restauração do patrimônio, produção de conhecimento, compromisso social ou gestão, etc.
O Prêmio Ibero‐americano supõe uma vida dedicada ao ofício no âmbito da América Latina, Portugal e Espanha.
 As candidaturas ao Prêmio Ibero‐americano poderão ser apresentadas por:
‐ Associações profissionais de arquitetos e urbanistas.
‐ Escolas ou Faculdades de arquitetura e urbanismo.
‐ Administrações públicas.
‐ Instituições com acreditada vinculação com a arquitetura e o urbanismo.
‐ No mínimo, 15 arquitetos latino‐americanos, espanhóis ou portugueses.
Saiba mais aqui.

CRONOGRAMA
Dezembro de 2013: Lançamento da convocatória.
28/02/14: Data limite para enviar as propostas de obras, a documentação digital das publicações, os trabalhos de investigação e as propostas para o Prêmio Ibero‐americano à Secretaria Permanente da BIAU.
31/03/14: Data limite para que os Delegados remetam a seleção de obras à Secretaria da BIAU e para a recepção das publicações.
Abril de 2014: Reuniões dos Júris de obras, publicações, trabalhos de investigação e Prêmio Ibero‐americano de Arquitetura e Urbanismo.
Maio de 2014: Publicação das deliberações dos Júris.
13‐18 Outubro de 2014: Celebração da IX BIAU em Rosário.

Para mais informações sobre a Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo, por favor, visite a página oficial do evento.
Fonte:Romullo Baratto. "Chamada de trabalhos para a IX BIAU - Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo 2014" 17 Dec 2013. ArchDaily. Accessed 18 Dez 2013http://www.archdaily.com.br/br/01-160369/chamada-de-trabalhos-para-a-ix-biau-bienal-ibero-americana-de-arquitetura-e-urbanismo-2014?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=e9376efb53-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-e9376efb53-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan