Chamada para Concurso Público Internacional - Torre Antena Santiago

Como comemoração do Bicentenário da República do Chile, o governo está desenvolvendo o programa "Legado Bicentenário", iniciativa que inclui a geração, revitalização e consolidação de espaços públicos e edificações de importância urbana e patrimonial do país. 
Como parte deste programa, a Presidência da República propôs o "Plano Parque Metropolitano 100 Anos", tarefa para qual foi definido um conjunto de projetos a serem desenvolvidos dentro do Parque Metropolitano de Santiago. Este parque urbano é a principal área pública da cidade e está situado sobre o Monte San Cristóbal, elemento geográfico cercado pela área urbana. Uma dessas iniciativas é a construção de uma torre cujo propósito é localizar as várias antenas que atualmente estão sobre o pico deste monte em uma infraestrutura única.
Em relação ao anterior, no contexto de suas atribuições, a Presidência da República, através do Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano (MINVU), convoca um concurso denominado "Concurso Público Internacional de Anteprojetos Torre Antena Santiago", cujo objetivo é receber propostas de anteprojeto para este novo elemento urbano, destinado tanto à transmissão de rádio e televisão analógica e digital, quanto a converter-se em um marco urbano da cidade de Santiago e ponto de atração turística. Esta nova infraestrutura deverá ter capacidade suficiente para alojar as antenas de todas as emissoras que atualmente transmitem a partir deste local, além de contar com a possibilidade de crescimento para a instalação de antenas futuras.
O procedimento para a realização deste Concurso é regulamentado por suas Bases Administrativas, Bases Técnicas, Anexos, esclarecimentos ou respostas a consultas.
O propósito desta iniciativa é a seleção de um anteprojeto que determine as condições do projeto para a construção definitiva, que acontecerá através do Sistema de Concessões de Obras Públicas do Ministério de Obras Públicas.
Foto_2_plataforma_urbana
Cortesia de Plataforma Urbana
CONDIÇÕES
1. Este é um concurso anônimo.
2. O idioma oficial do concurso é o espanhol, tanto para a apresentação das propostas preparadas pelos concorrentes como para toda a correspondência e documentos relacionados a este.
3. Poderão participar todos os arquitetos chilenos ou estrangeiros que estejam legalmente habilitados a exercer a profissão e que em cujas equipes ao menos um seja membro do Colégio de Arquitetos do Chile. No caso de concorrentes internacionais, será exigido que ao menos um membro da equipe esteja habilitado a exercer a profissão no Chile.
4. Poderão participar equipes de profissionais ou técnicos de disciplinas tais como arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia ou construção. Em todo caso, o responsável da equipe deverá ser um arquiteto qualificado com no mínimo 7 (sete) anos de experiência profissional.
5. A inscrição para o concurso será considerada válida somente depois que se realize o pagamento correspondente à compra de Bases. A quantia a ser paga é de US$100 (cem dólares americanos) ou $50.000 CLP (cinquenta mil pesos chilenos). Todas as cobranças adicionais por envio ou impostos serão de responsabilidade dos participantes.

Foto_3__organizadores_del_concurso
Cortesia da Organização do Concurso
INCAPACIDADES E OBRIGAÇÕESNão poderão participar deste concurso:
1. O Diretor do Concurso ou membros do Júri.
2. As pessoas que tenham atualmente vínculos profissionais ou ocupacionais com qualquer dos membros do Júri, ou que os tenham tido nos seis meses anteriores à publicação da chamada do Concurso.
3. Os familiares até o segundo grau de parentesco e primeiro de afinidade com o Diretor do Concurso ou com os membros do Júri.
4. Os profissionais e funcionários que tenham participado na elaboração das Bases.
5. Os profissionais e funcionários que tenham sido condenados por penalidades aflitivas ou sancionados por falta de ética profissional.
Foto_7_organizadores_del_concurso
Cortesia da Organização do Concurso
JÚRIO Júri será composto pelos seguintes membros:
MEMBROS COM DIREITO A VOZ E VOTO1. Sebastián Piñera Echenique, Presidente da República, ou seu representante.2. Rodrigo Pérez Mackenna, Ministro de Habitação e Desenvolvimento Urbano, ou seu representante.3. Loreto Silva Rojas, Ministro de Obras Públicas, ou seu representante.4. Pedro Pablo Errázuriz Domínguez, Ministro de Transportes e Telecomunicações, ou seu representante.5. María Josefa Errázuriz Guilisasti, Presidente da Câmara , ou seu representante.6. Representante de Organização Popular, designado pelo Diretor do Concurso.7. Sebastián Gray Avins, Presidente do Colégio de Arquitetos do Chile, ou seu representante . 8. Leopoldo Prat Vargas, Reitor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Chile, ou seu representante.
9. Mario Ubilla Sanz, Reitor da Faculdade de Arquitetura da 
Pontifícia Universidade Católica do Chile,  ou seu representante. 
10. Iñaki Abalos Vázquez, Diretor do Departamento de Arquitetura de Graduate School of Design (GSD) da Universidade de Harvard.11. Um arquiteto representante dos concorrentes que aceite a designação.
MEMBRO COM DIREITO A VOZ:  1. Luis Eduardo Bresciani L., Diretor do Concurso
Foto_5_jorge_le%c2%a2n_cabello
© Jorge León Cabello
PRÊMIOSEste concurso entregará três prêmios e três menções honrosas:
PRIMEIRO PRÊMIO: CLP$25.000.000
SEGUNDO PRÊMIO: CLP$15.000.000TERCEIRO PRÊMIO: CLP$10.000.000TRÊS MENÇÕES HONROSAS: CLP$2.000.000 c/u 
O júri poderá declarar nulo qualquer um destes prêmios.
PRAZO DE INSCRIÇÃO 27 de Novembro a 27 de Dezembro de 2013.
DATA DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS28 de Janeiro de 2014
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕESwww.antenasantiago.cl 
Foto_1__afiche_concurso_torre_antena_santiago
Fonte:Mora, Pola. "Chamada para Concurso Público Internacional - Torre Antena Santiago " [Convocatoria Concurso Público Internacional – Torre Antena Santiago ] 02 Dec 2013. ArchDaily. (Marcon, Naiane Trans.) Accessed 3 Dez 2013. http://www.archdaily.com.br/br/01-157124/chamada-para-concurso-publico-internacional-torre-antena-santiago?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=d66bc9d868-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-d66bc9d868-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan