Praça das Artes ganha troféu “Edifício do Ano” em Londres

Praça-das-Artes-II_a-1

Projeto do arquiteto Marcos Cartum e do escritório Brasil Arquitetura, dos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, a Praça das Artes venceu em premiação de imprensa britânica

  • O complexo cultural paulistano Praça das Artes, inaugurado no ano passado, ganhou o troféu Edifício do Ano na premiação anual de arquitetura e design promovida pela revista britânica Icon, na noite da última quinta-feira (05). Desenvolvido pelo arquiteto Marcos Cartum em parceria com o escritório Brasil Arquitetura, dos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, o projeto bateu quatro dos grandes nomes do cenário mundial.
    Nesta disputa, o grande edifício de concreto aparente e de vidro localizado no coração da capital paulista concorreu com o “Parrish Art Museum” (Long Island, NY), da dupla suíça Herzog & de Meuron; o gigantesco arranha-céu “The Shard” do arquiteto italiano Renzo Piano (Londres); o Museu de arte “Louvre-Lens” do escritório japonês SANAA – Sejima & Nishizawa and Associates (França); e o escritório inglês Hugh Broughton Architects com o projeto da estação de pesquisas na Antártica “Halley VI”.
    “Um prêmio como esse dá uma levantada na arquitetura paulistana atual, que há 30 anos não tem um projeto metropolitano de porte como esse”, afirmou o arquiteto Marcelo Ferraz, um dos autores do projeto.
    O júri do Icon Awards (que tem 11 categorias) é ultraestrelado: participaram da votação profissionais como Rowan Moore, crítico de arquitetura do The Observer; Kate Goodwin, curadora da Royal Academy of Arts; Sam Jacob, professor de arquitetura da University of Illinois, Chicago e crítico da Art Review; e Tom Dyckhoff, crítico de arquitetura e design da BBC e colunista do Guardian e do Times.
    Projetada em três direções na famosa quadra 27, entre a Avenida São João, o Vale do Anhangabaú e a Rua Conselheiro Crispiniano, a Praça das Artes resgata o valor arquitetônico na busca da requalificação da paisagem urbana do centro de São Paulo. A edificação ficou pronta em dezembro de 2012 a um custo de R$ 136 milhões.
    Seus 28,5 mil m2 abrigam a Escola de Dança, a Escola de Música, o prédio do antigo Conservatório Dramático e Musical, e um estacionamento. Congrega o Centro de Documentação Artística e os acervos do Conservatório e do Teatro Municipal, com partituras, programas, livros, discos e documentos.
    A obra também foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria “Arquitetura”, na sua última edição.


  • www.iconmagazineawards.com / www.estadao.com.br

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!news/read/13640/pra%E7a-das-artes-ganha-trof%E9u-edif%EDcio-do-ano-em-londres

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan