Londres aquecerá suas residências com o calor gerado pelo metrô

© Shutterstock           © Shutterstock

Qualquer pessoa que tenha usado o metrô de Londres sabe que esta pode ser uma experiência sufocante - mesmo no inverno. Atualmente, todo o calor gerado no subsolo se perde, enquanto que as pessoas na superfície colocam seus aquecedores no máximo para aquecer suas casas. Isto fez com que o prefeito de Londres tivesse uma grande ideia: aproveitar o calor gerado pelo metrô para aquecer as casas e, ao mesmo tempo, diminuir em 60% as emissões de carbono da cidade.

Como isso é possível? Continue lendo para saber.

Tube3            © Nigel Howard / Temperatura no metrô de Londres

O plano foi criado através de uma colaboração entre o prefeito Boris Johnson, o Islington Council, a UK Power Networks e o Transport for London. O projeto busca desviar o calor subterrâneo através de uma grande chaminé de ventilação até uma "rede térmica" que se conecta a certos lugares da cidade. O esquema é o primeiro desse tipo na Europa e faz parte da iniciativa da prefeitura para reduzir as emissões de carbono da cidade.

O plano não busca apenas reduzir as despesas de energia, mas também  aliviar a sobrecarregada rede de energia da cidade, o que é particularmente importante, já que Londres passou por um de seus invernos mais rigorosos ano passado (e este não parece muito diferente).

Tube           © Nigel Howard / Temperatura no metrô de Londres

O Conselheiro Rakhia Ismail, membro executivo do Conselho de Islington para a sustentabilidade, disse: "A reciclagem do calor do metrô de Londres e da rede elétrica é uma ideia emocionante e um impulso em nosso desafio de enfrentar a escassez de combustíveis para fazer de Islington um lugar mais justo. Este esquema de energia não é apenas mais barato, mas também mais sustentável: as comunidades locais verão como as emissões de CO2 serão reduzidas em cerca de 500 toneladas por ano".

Saiba mais através deste link.

Via Inhabitat

Fonte:Tomás, José. "Londres aquecerá suas residências com o calor gerado pelo metrô" [Londres calefaccionará sus viviendas reciclando el calor del Metro de la ciudad] 22 Dec 2013. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 24 Dez 2013.  http://www.archdaily.com.br/br/01-162500/londres-aquecera-suas-residencias-com-o-calor-gerado-pelo-metro

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan