Vencedor do concurso para a cobertura do vão central do Mercado Público de Florianópolis / Aleph Zero

Courtesy of Aleph Zero                  Courtesy of Aleph Zero

Do Autor: Há, no contexto onde se insere o projeto, uma multiplicidade de tempos concomitantes, pautados nos últimos 160 anos pela afluência de usuários ao Mercado Público de Florianópolis, cuja história inclui demolições, mudanças de local, renovações diversas, e a participação ativa de gerações de consumidores, vendedores e administradores. A nova cobertura para o vão central configura-se, então, como mais um elemento nessa narrativa, e como tal deve respeitar e adicionar ao existente sem tornar-se irrelevante ou caracterizar-se como mero fechamento. Cria-se uma nova escala, protegida dos elementos, com o intuito de suportar adequadamente novas histórias complementares: feiras temporárias, apresentações culturais, festividades, projeções, desfiles, etc.  

“É preciso ser leve como o pássaro e não como a pluma.” VALÉRY,Paul(1930) apud CALVINO, Ítalo (1990) p. 28

Imagem_03                 Courtesy of Aleph Zero

Por tratar-se essencialmente de projeto arquitetônico composto por uma superfície que pousa sobre o contexto existente quase sem tocá-lo, a premissa da leveza, entendida como precisão e determinação (CALVINO, I.), é condicionante fundamental. A leveza, assim percebida, não está vinculada meramente à uma ausência de peso do sistema construtivo, mas a uma certa tensão entre a força da gravidade e as peças de aço em forma de “V”, que encontram-se suspensas, a pairar fixamente um pouco acima da cota dos telhados existentes de maneira a criar um vazio por onde o ar circula livremente. Para realizar tal composição, buscou-se um sistema que permitisse a execução de grandes vãos com um mínimo de componentes e cujo arranjo é resultado de um pensamento simples: a localização dos dois pontos de apoio distantes 36m entre si deveria dar-se ao longo do eixo central alinhado aos pilares existentes, de modo a se manter a configuração do espaço existente, e se evitar que as novas fundações gerem interferências perigosas ao embasamento do edifício histórico. Sobre os mencionados pilares apoia-se, então, uma viga principal em perfil retangular onde conectam-se vigas intermediárias, inclinadas em direção à calha central e distanciadas umas das outras em vãos de 12m.

Corteaa             Corte transversal. Image Courtesy of Aleph Zero

A última camada da cobertura consiste em uma membrana leve e de grande resistência fabricada em composto de ETFE impresso com padrão de micro círculos prateados para sombreamento parcial (variável de 10% a 50%) do espaço abaixo. Prevê-se, ainda, que essa membrana possa ser retraída através de um sistema automatizado no qual vigas deslizam por trilhos conforme a tração de correntes de transmissão acionadas por motores, envolvendo o tecido no cilindro de apoio posicionado nas extremidades. Tal sistema permite o recolhimento completo da camada de proteção superior possibilitando a visualização desobstruída do céu e do edifício existente.

Diagrama_posicionamento                                    Esquema. Image Courtesy of Aleph ZeroImagem_02                   Courtesy of Aleph Zero

Conforma-se, assim, uma proposta que busca lidar de maneira respeitosa com a multiplicidade da história do Mercado Público de Florianópolis, atentando, porém, para que tal intervenção feita de maneira precisa, possa potencializar o espaço como lugar democrático de encontro e convivência.

Courtesy of Aleph Zero
Courtesy of Aleph Zero
Esquema. Image Courtesy of Aleph Zero
Esquema. Image Courtesy of Aleph Zero
Corte transversal. Image Courtesy of Aleph Zero
Corte transversal. Image Courtesy of Aleph Zero
Courtesy of Aleph Zero
Courtesy of Aleph Zero
Courtesy of Aleph Zero
Courtesy of Aleph Zero
Planta de cobertura. Image Courtesy of Aleph Zero
Planta de cobertura. Image Courtesy of Aleph Zero

Fonte:Romullo Baratto. "Vencedor do concurso para a cobertura do vão central do Mercado Público de Florianópolis / Aleph Zero " 14 Dec 2013. ArchDaily. Accessed 14 Dez 2013. http://www.archdaily.com.br/br/01-159490/vencedor-do-concurso-para-a-cobertura-do-vao-central-do-mercado-publico-de-florianopolis-aleph-zero?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=df2d2bbfa9-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-df2d2bbfa9-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan