MEXTRÓPOLI, Primeiro Festival Internacional de Arquitetura e Cidade


MEXTRÓPOLI é um evento baseado na experiência de 15 anos de consolidação do Congreso Arquine e que transformará a Cidade do México no cenário mais importante e heterogêneo para expor, ativar e promover a cultura no campo arquitetônico.
MEXTRÓPOLI vai converter a Cidade do México em um ponto focal para a arquitetura e será líder da transformação criativa, sendo o projeto mais importante para promover a cultura, a revitalização urbana e artística do patrimônio da Cidade do México.
MEXTRÓPOLI e o único ponto de encontro para a promoção da arquitetura da Cidade do México, desenvolvendo mais de 30 atividades acadêmicas, culturais e turísticas no Centro Histórico da Cidade.
MEXTRÓPOLI se baseia em seis ações principais que convidam os cidadãos a se conectarem com sua cidade:
ESCUTAR
Palestras
Concentração das palestras oferecidas por renomadas personalidades, com temas sobre arquitetura e cidade, com enfoques e opiniões vindas de diferentes países e áreas do conhecimento.
Antanas Mockus – Colômbia | Ex-prefeito de Bogotá
Jaime Lerner – Brasil | Ex-prefeito de Curitiba
Jordi Hereu – Espanha | Ex-prefeito de Barcelona
Eduardo Souto de Moura- Portugal
Richard Burdett – Londres
Stefano Boeri – Itália
Rudi Ricciotti – França
Juan Villoro – México
Bijoy Jain | Studio Mumbai – Índia
Winka Dubbeldam – Estados Unidos
David Lida – Estados Unidos
Pedro Reyes – México
Iwan Baan – Países Baixos
Anish Kapoor – Índia
Alejandro González Iñarritu – México
Antonio Cruz | Cruz & Ortiz – Espanha
Jose Castillo – México
Hans Ulrich Olbrist – Inglaterra
Mathias Müller + Daniel Niggli | EM2N – Suíça
David Assael + David Basulto | Archdaily – Chile
* outros a confirmar
Veja o vídeo:

DIALOGAR
Mesas-Redondas
Diálogo de cronistas: Mesa de discussão e exposição de diferentes cronistas da Cidade do México.
Diálogo de urbanistas: Mesa de discussão e exposição de urbanistas, para perceber e aprender sobre as estratégias de desenvolvimento para a Cidade do México.
Diálogo de políticos: Mesa de discussão e exposição oferecida pelos ex-prefeitos das cidades que hoje são modelos de transformação urbana.

Pontos Ativos
Fala cidade: Durante tudo o Festival as pessoas poderão dizer suas opiniões num espaço de discussão aberta.

Ágora Móvel: Transporte com um foro multiusos. O foro foi designado pelo artista mexicano Pedro Reyes em colaboração com o coletivo ‘Pase Usted’ para fomentar debates entre os cidadãos.
Civic Stage: Espaço para a realização de atos onde o principal elemento e a voz. Foi designado pela arquiteta mexicana Frida Escobedo e utilizado na Trienal de Arquitetura de Lisboa 2013.
Parasito: Organizado pelo Laboratório para a Cidade e um evento promotor de conversas para ativar a zona.
Veja o vídeo:

PARTICIPAR
Ateliers
Micro urbanismo: Um programa que será feito com a associação de Casa Vecina do Centro Histórico da Cidade, utilizando os espaços residuais para fazer uma recuperação deles.

Cidade em resumo: Coordenado pelo coletivo Somos Mexas o objetivo e fazer um estúdio sobre o Bairro La Merced, mediante a produção de documentais.

Parque de bolso: Espaço de pequenas dimensões que será recuperado. O atelier será feito em colaboração com o Governo da Cidade do México.

Oficina de murais: Incorporação de um projeto no marco da iniciativa All City Canvas.
Projeções
Cinema Documental: Estréia de curtas e documentários sobre arquitetura e cidade, os quais utilizam a Cidade do México como cenário principal.

Iluminação: Apresentação do projeto de Iluminação dos alunos do Mestrado Lighting Design da UPC + Arquine.
DESLOCAR
Circuitos Arquitetônicos
Circuito Arquine: Será feito no dia domingo, 23 do março, no Centro Histórico, a pé e de bicicleta.
Circuito Tolsá / Bici ruta 100 x 100/ Circuito monográfica moderno-Juan Sordo / Circuito de mercados – La Merced (Somos Mexas) / Circuito GDF – edificios recuperados / Circuito Cidade Universitária UNAM
Circuitos Urbanos
Arquitetura Aberta: O objetivo é abrir edifícios de valor arquitetônico e histórico que normalmente ficam fechados ao publico, em colaboração com o Abierto Mexicano de Diseño.

Circuitos Públicos
Passeios em bicicleta: Ativar uma rota especial articulada com a tradicional de cada domingo.

Carreira DF: A cargo do prefeito da Cidade do México.

CELEBRAR
Com a grande festa cidadã que a MEXTRÓPOLI constrói.
Banner_728x90
O festival MEXTRÓPOLI terá um alcance estimado em 800 mil pessoas que transitarão na região durante os dias do festival; 300 mil pessoas através dos meios associados, 150 mil membros da comunidade Arquine; cinco mil assistentes a palestras; e 20 milhões de cidadãos que serão receberão informações através dos meios de comunicação durante o evento.
Mais Informações: mextropoli.mx
Fonte:Mora, Pola. "MEXTRÓPOLI, Primeiro Festival Internacional de Arquitetura e Cidade" [MEXTRÓPOLI, Primer Festival Internacional de Arquitectura y Ciudad] 11 Dec 2013. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 12 Dez 2013.  http://www.archdaily.com.br/br/01-159692/mextropoli-primeiro-festival-internacional-de-arquitetura-e-cidade

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan