Obras do Museu do Amanhã, na Região Portuária do Rio de Janeiro, entram em fase final

Execução do projeto de Santiago Calatrava deve ser concluída no primeiro semestre de 2016

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

9/Junho/2015

1 / 2

Karina Rachid/Divulgação: Concessionária Porto Nov

Estão em fase de acabamento as obras de construção do Museu do Amanhã, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A previsão é de que o empreendimento de R$ 215 milhões seja concluído no primeiro semestre de 2016.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e a Concessionária Porto Novo, responsável pelas obras, após a conclusão da instalação da cobertura metálica de 3,8 mil toneladas, foi feita a retirada do pórtico que trabalhou por dois anos na instalação de 4,3 toneladas de aço no edifício.

A construção da estrutura de 15 mil m² demandou o uso de cerca de 55 mil toneladas de concreto e a implantação de 2,5 mil estacas metálicas. No telhado da construção, a cobertura é composta por 48 peças de aço vindas desmontadas de Portugal e que se assemelham a asas. Essa estrutura se movimentará ao longo do dia, conforme a posição do sol, e nela serão instaladas placas fotovoltaicas, que vão captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica, para uso do museu.

Outra característica sustentável do projeto é a instalação de tanques no subsolo, que farão parte dos sistemas de reaproveitamento das águas da Baía de Guanabara, além de dois para armazenamento de água potável. As águas da baía serão utilizadas na troca de calor com o sistema de climatização do prédio. No processo, serão tratadas, filtradas - mantendo a sua salinização - e devolvidas ao mar através do espelho d'água localizado em seu entorno. O objetivo é que o museu receba a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), concedida pelo Green Building Council (USGBC).

Atualmente, a Porto Novo trabalha na construção da cascata e do espelho d'água que vão reutilizar a água da Baía de Guanabara.

Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/equipamentos-publicos/obras-do-museu-do-amanha-na-regiao-portuaria-do-rio-355450-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan