O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) apresenta as Bases do Concurso “Estação Antártica Comandante Ferraz”, destinado a selecionar o melhor projeto para as instalações da Estação Científica Brasileira na Antártica.
Localizada na Península Keller, no interior da Baia do Almirantado, Ilha Rei George, a Estação é destinada a estudos sobre o ambiente antártico por meio de um programa de pesquisas do Governo Federal, o PROANTAR. As pesquisas realizadas na estação são voltadas para a compreensão dos fenômenos naturais do ambiente glacial e das suas repercussões no âmbito global. A comunidade científica que utiliza a Estação é formada por estudiosos de diversas áreas de conhecimento, entre elas a oceanografia, a meteorologia, a biologia, a geologia e a arquitetura.
O lançamento internacional do concurso tem como objetivo promover intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica. E, também, para que a Estação incorpore os mais avançados requisitos técnicos e recursos ambientais. Para isso, será exigida a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por diversos especialistas sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto. O concurso é aberto à participação de arquitetos e profissionais estrangeiros associados a arquitetos brasileiros.
Espera-se que a Estação Brasileira na Antártica se torne uma referência, principalmente em relação aos aspectos tecnológicos do projeto arquitetônico. É um projeto singular que possui um aspecto simbólico importante. O desafio de apresentar uma solução sofisticada, tanto do ponto de vista tecnológico quanto construtivo e espacial, certamente despertará o interesse dos arquitetos em participar do concurso.
Luiz Fernando Janot, Coordenador Geral do Concurso
Fonte e edital : http://concursoestacaoantartica.iab.org.br/58
0 comentários:
Postar um comentário