Uma nova fase para a Arquitetura e Urbanismo

Ao completar um ano de fundação, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil inicia 2013 com a certeza do dever cumprido.

O primeiro ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR foi um grande desafio. Outros desafios maiores serão a pauta do próximo ano: coibir o exercício ilegal da profissão; valorizar a Arquitetura e Urbanismo de qualidade e a prática profissional ética e responsável; reforçar seu papel junto à sociedade, em busca de um mundo mais justo e acessível.

Neste ano implantaram-se as funções cartoriais do CAU, uniformizadas para todos os estados. Para um Conselho que já nasce com quase 100 mil arquitetos e urbanistas, as ações tinham que ser rápidas e eficientes para suprir as demandas do exercício profissional.

Reuniu-se o plenário frequentemente para o estabelecimento de normas fundamentais, disponibilizadas via serviços online. As carteiras profissionais foram emitidas – possuem fé pública e certificação digital, tornando-se o veículo de interação dos arquitetos e urbanistas com o Conselho.

Em dezembro, comemorou-se o 1o aniversário do CAU e o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, que passou a ser celebrado em 15 de dezembro, em homenagem ao grande mestre Oscar Niemeyer – que completaria 105 anos em 15 de dezembro de 2012.

Também em dezembro realizou-se a sessão solene na Câmara dos Deputados e o seminário internacional “O Estado da Arte de Conselhos Profissionais de Arquitetura e Urbanismo no Mundo”, com a participação de renomados conselhos internacionais, como referencial dos mais experientes à continuidade da consolidação do CAU.

A informação é o viés que permite ao CAU administrar com eficiência suas competências. A partir da realização do censo, hoje sabemos quem somos, quantos somos, onde estamos e o que fazemos. O Plano de Gestão do CAU, a ser elaborado em 2013, contemplará o ordenamento de Tecnologia da Informação. Será implantado o Sistema de Inteligência Geográfica em todo o país, e o Instituto CAU, com o objetivo de melhor formar sua comunidade interna para o aprimoramento dos serviços prestados. Ao lado destes projetos, será implantado também o espaço para guardar a memória da Arquitetura e Urbanismo brasileiros, denominado Ethos.

Virou-se uma importante página na História da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Em 2013 este esforço continuará e os 100 mil arquitetos e urbanistas deste País desempenharão papel fundamental, inclusive na condução do seu Conselho.

Fonte: http://www.caubr.org.br/?p=5125

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan