Courtesy of Plataforma Urbana
A cidade, em seu processo de crescimento permite reconhecer várias etapas. A primeira é a expansão: a cidade cresce transformando o solo rural em urbano. A segunda é a consolidação, onde se ocupam alguns lotes, se abrem algumas ruas, se constroem as casas, se estendem as redes urbanas. Em uma terceira etapa é possível identificá-la com aquela da densificação: as áreas consolidadas começam a crescer em altura.
Texto por Dr. Arq. Guillermo Tella, Doutor em Urbanismo.
Estas etapas convivem de maneira simultânea na cidade: enquanto que um extremo cresce, em outro se consolida e o centro se densifica. Esta densificação instala um processo de substituição, onde certos edifícios tendem a ser substituídos por outros de maior altura.
A região metropolitana de Buenos Aires da conta destes processos. Os eixos ferroviários foram os que marcaram o crescimento em torno das estações. Acompanhado das cotas altas da topografia, a mancha urbana foi crescendo no último século, sem grandes obstáculos naturais que gerassem barreiras a estre crescimento: com o qual a cidade cresce e cresce indefinidamente sobre os pampas, sobre a planície.
A mancha urbana vai crescendo e conformando esse tentáculo que acentuaria a direcionalidade da expansão. Pequenas manchas crescem entorno aos núcleos fundacionais das estações ferroviárias, que com o tempo vão ganhando consistência e integrando-se umas com as outras. Em consequência, se observa a predominância de um espaço central por sobre um espaço periférico; a predominância de eixos principais a espaços intersticiais; e finalmente a predominância relativa do norte ao sul.
Espaço rural e espaço urbano
Courtesy of Plataforma Urbana
Fonte e reportagem completa: Britto , Fernanda . "Observando as torres: Como a cidade tende a crescer" 18 Jan 2013. ArchDaily. Accessed 19 Jan 2013. http://www.archdaily.com.br/92172/observando-as-torres-como-a-cidade-tende-a-crescer/?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=76842e6f13-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email
0 comentários:
Postar um comentário