ZOOM – Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo UFPR / Curitiba – PR

Divulgação


A semana será realizada no memorial de Curitiba entre 27/01 e 01/02, com temas relevantes para a população acadêmica e a todos moradores da Cidade, motivo esse da escolha de um local adequado a tais pretensões, sendo todas atividades abertas e gratuitas.

A semana se propõe a estabelecer discussões entre profissionais, estudantes e cidadãos sobre temas relacionados à atuação do arquiteto, um profissional generalista e que atua em várias escalas. Partimos da escala do planejamento urbano, especificamente a questão da mobilidade urbana, sendo esse o tema do primeiro dia. No segundo dia tratamos da questão da paisagem urbana, que diz respeito às nossas praças, parques, calçadas e etc. No terceiro dia abordaremos a arquitetura latino-americana e a relação com a arquitetura brasileira. No dia seguinte o foco está na arquitetura brasileira em comparação com a arquitetura de Curitiba. Por fim no ultimo dia de conferencias e debates, abordaremos a questão do mobiliário, sejam bancos de praça ou a mesa de trabalho. Como se pode observar, todas essas discussões dizem respeito ao nosso cotidiano e como nos relacionamos com o espaço em nossa volta. Por isso a importância de levar essas questões além dos portões da universidade.
Paralela à semana, e parte dela, teremos a Exposição Bienal Colombiana de Arquitetura e Cartografia de la Arquitectura Colombiana, sendo estas realizadas pelo governo Colombiano em parceria com a universidade. Inédita em Curitiba, a Bienal trás à discussão soluções arquitetônicas e urbanísticas implementadas com sucesso em cidades colombianas, cujas características socioculturais são similares as nossas tornando a comparação entre nossas realidades ainda mais pertinente. Durante a semana teremos dois convidados colombianos para ministrar conferências sobre o tema. Acreditamos que um dos primeiros passos para que haja uma melhora significante em nossa arquitetura e paisagem urbana seja o confronto com outras realidades, nesse sentido a exposição atua como importante meio de divulgação de um excelente trabalho que está sendo desenvolvido na Colômbia recentemente, onde a arquitetura e o urbanismo assumem papéis de protagonistas na transformação das cidades.
As exposições ficarão entre os dias 21/01 e 03/02 no Memorial de Curitiba e entre os dias 05/02 e 09/02 no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.

 



Dia 01 – Cidade: Luís Henrique Fragomeni, Antônio Miranda, Jorge Brand (Goura), Sérgio Pires (a confirmar), Joel Kruger (a confirmar);
Dia 02 – Paisagem Urbana: Sun Alex, Euler Sandeville, André Mendes;
Dia 03 – Arquitetura Latino Americana: Francisco Ramiréz (Colômbia), Diego Sierra (Colômbia), João Suplicy;
Dia 04 – Arquitetura Brasileira: Juliana Braga, João Suplicy, Irã Dudeque, Marcos Bertoldi, Arqbox;
Dia 05 – Mobiliário: Zanini de Zanine, Gustavo Utrabo;
Para mais informações sobre a semana clique aqui .

Fonte:  Delaqua , Victor . "ZOOM – Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo UFPR / Curitiba – PR" 24 Jan 2013. ArchDaily. Accessed 25 Jan 2013. <http://www.archdaily.com.br/93444>

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan