1º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41

1-lugar-concurso-internacional-esta-o-ant-rtica-comandante-ferraz-est-dio-41_c-mera_1_00000-530x355

Cortesia de Estúdio 41

  • Arquitetos:Estúdio 41
  • Ano Projeto:2013
  • Área construída:3200.0 m²
  • Localização: Península Keller, Baia do Almirantado, Ilha Rei George, Antarctica
  • Fotógrafo: Estúdio 41

O Estúdio 41 compartilhou conosco o projeto vencedor do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz. Confira todos os detalhes na continuação.

Em certos lugares do planeta a natureza por vezes cria condições adversas para o corpo humano. Nestes locais, pensar um edifício é quase como construir uma vestimenta, um artefato que protege e conforta. Trata-se de um problema de desempenho tecnológico, mas que deve estar aliado à estética. Fazer o ser humano sentir-se bem é mais que trabalhar as noções de conforto e segurança, é também trabalhar os espaços nas suas dimensões simbólicas e perceptivas.

1-lugar-concurso-internacional-esta-o-ant-rtica-comandante-ferraz-est-dio-41_c-mera_2_00000-530x355

Um abrigo, um lugar seguro. A nova casa do Brasil na Antártica. Um lugar de proteção e reunião das pessoas para a produção do conhecimento científico. Assim é encarada a tarefa de projetar a nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

O vazio deixado pelo incêndio ocorrido em 2012 carrega de simbolismo a importância dessa nova construção; ela representa a presença brasileira na Antártica como possibilidade de contribuição científica em conjunto com a comunidade internacional. Representa também uma oportunidade de desenvolvimento tecnológico para a arquitetura brasileira e para a indústria nacional.

De outro lado, o processo de projeto nos leva a entender aos poucos a fragilidade da vida humana e como se deve agir para resolver problemas construtivos, funcionais e sensoriais. Nesse sentido, as decisões são tomadas de modo cuidadoso, pois é preciso respeitar a natureza e entender que há desafios a serem superados antes de se chegar ao edifício construído.

Fonte e reportagem completa: Delaqua , Victor . "1º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41" 22 Apr 2013. ArchDaily. Accessed 27 Apr 2013. http://www.archdaily.com.br/109759/1-lugar-concurso-internacional-estacao-antartica-comandante-ferraz-estudio-41/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan