“Hipóteses do Real” – Projetos de Vigliecca viram livro

hip-teses-do-real-projetos-de-vigliecca-viram-livro_capa-530x591

Courtesy of Vigliecca&Associados

“Hipóteses do Real”, primeiro livro sobre o trabalho do arquiteto Héctor Vigliecca e sua equipe, será lançado no dia 23 de abril na Livraria da Vila dos Jardins com debate.

A expressiva experiência de Héctor Vigliecca e equipe em concursos públicos, tanto nacionais quanto internacionais – foram 84 ao longo de 40 anos de carreira, sendo 46 premiados –, está reunida em “Hipóteses do Real”.

Primeiro livro do arquiteto premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), “Melhores de 2012” na categoria “Urbanidade”, traz, em edição bilíngue, 22 projetos das diversas áreas em que seu escritório atua, como a cultural, a educacional, a social e a esportiva. Entre eles estão o da Biblioteca Nacional do México (2003), o do Conjunto Esportivo Ibirapuera (2003) e o do Centro Cultural dos Correios (1997), ambos em São Paulo. Destaque para o do Grande Museu do Egito (2003) que rendeu “Menção Honrosa” à equipe de Vigliecca, única não europeia entre as dez premiadas. Este foi considerado o maior concurso internacional dos últimos 20 anos, com 1.557 candidatos e grandes nomes da arquitetura mundial.

Ilustrado com fotografias e desenhos, do croquis – principal instrumento de Vigliecca –, ao técnico, o livro trata do exercício do projeto que, estimulado pelo concurso, incita o debate, o surgimento de novas ideias, a construção de hipóteses e a incessante busca por alternativas propositivas associadas à condição urbana, fundamental na formação da cidadania e da vida pública. “Hipóteses do Real” valoriza o pensamento, discute questões universais e contemporâneas sobre as cidades e contribui para o estudo e a história da arquitetura brasileira.

Ficha técnica:
Título: Hipóteses do Real
Subtítulo: Concursos de Arquitetura e Urbanismo 1971-2011
Organizadora: Lizete Rubano
Editora: Vigliecca&Associados
Número de páginas: 367
Formato: 26×29 cm
Peso: 1,5 kg
Acabamento: capa dura
Capa: imagem em anexo

hip-teses-do-real-projetos-de-vigliecca-viram-livro_image001-530x927Courtesy of Vigliecca&Associados

Lançamento e debate do livro: “Hipóteses do Real” de Vigliecca&Associados
Organização: Vigliecca&Associados
Período: 23 de Abril, às 19h Tue, 23 Apr 2013 19:00
Local: Livraria da Vila – Jardins
Endereço: Al. Lorena, 1731, São Paulo
Debatedores: Héctor Vigliecca, Lizete Rubano (organizadora do livro e professora da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie-SP), Mônica Junqueira (autora da apresentação do livro e professora da Faculdade de Arquitetura da USP-SP) e Renato Anelli (professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP-São Carlos).

Fonte: Britto , Fernanda . "“Hipóteses do Real” – Projetos de Vigliecca viram livro" 11 Apr 2013. ArchDaily. http://www.archdaily.com.br/108249/hipoteses-do-real-projetos-de-vigliecca-viram-livro/?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=5f67a62d93-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan