X Seminário DOCOMOMO Brasil

ARQUITETURA MODERNA E INTERNACIONAL: conexões brutalistas 1955-75
Curitiba. 15-18.out.2013




A década de 1960 transborda seus limites temporais; estes anos estão mais vivos do que nunca. Apesar das notícias em contrário, a modernidade também segue viva, se bem tenha passado, ao longo do século, de vanguarda a tradição. E se bem consideradas, muitas das práticas correntes do cenário profissional arquitetônico e urbano atual tem suas raízes e fundamentos preferencialmente no patrimônio e legado dos otimistas, progressistas e variados anos 1955-75.
A década ampliada dos anos 1960 é um período rico de acontecimentos, obras, tendências e debates. O X SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL 2013 considera oportuno explorar esse tema, sem entretanto pretender esgotá-lo. Por isso, opta por um foco mais concentrado no Brutalismo, abrindo várias possibilidades de abordagem e estimulando uma participação plural e abrangente.
A convocatória do X SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL 2013 convida à participação de profissionais, pesquisadores,estudiosos e estudantes interessados na arquitetura e cultura material e urbana dos anos 1955-75. Solicita que apresentem propostas críticas e estudos de obras e debates de arquitetura e urbanismo sobre a década ampliada dos anos 1960, com ênfase no tema do Brutalismo. Estimula que essa participação busque referenciar-se ao panorama dos debates arquitetônicos e culturais brasileiros, latino-americanos e internacionais em que se inserem, com os quais dialogam ou se contrapõem. Sugere que esses temas sejam considerados à luz das obras, debates e questões que a contemporaneidade do século 21 enseja e requer. E sem pretender esgotar os assuntos, sugere algumas possibilidades de temas:
OBRAS: Estudos de reconhecimento e reflexão crítica sobre obras brutalistas dos anos 1955-75, considerando-as em seus aspectos construtivos, tecnológicos, de restauro e preservação, entre outros; e simultaneamente, enquanto nós relevantes de uma rede internacional de conexões brutalistas, cujo adequado reconhecimento poderá revelar afinidades e diferenças e estimularnovas contribuições aos debates. Sugere-se que a proposição de  estudos de casos críticos e referenciados,inclusos no tema do brutalismo, de obras individuais ou de conjuntos de obras,que avancem além da necessária constatação documental e descritiva, realizando simultaneamente reflexões e considerações teóricas: sobre essas obras, sobre os temas críticos que ensejam, sobre os discursos e narrativas de seus momentos históricos e sobre suas repercussões nos debates contemporâneos sobre a preservação do patrimônio cultural.
INFRAESTRUTURAS: Estudos de reconhecimento e reflexão crítica sobre obras de grande porte -como hidrelétricas, represas, pontes, viadutos e outros grandes empreendimentos infraestruturais - relacionados aos dos anos 1955-75, em que o uso distintivo do concreto armado aparente possa ser associado ao tema do brutalismo, em seus aspectos técnicos e construtivos, explorando a interface entre os temas de urbanismo, paisagismo, arquitetura, engenharia e construção civil.Sugere-se que a proposição de  estudos de casos críticos e referenciados dessas obras avance além da necessária constatação documental e descritiva, realizando simultaneamente reflexões e considerações teóricas: sobre essas obras, sobre os temas críticos que ensejam, sobre os discursos e narrativas de seus momentos históricos e sobre suas repercussões nos debates contemporâneos sobre a preservação do patrimônio cultural e ambiental.
CONEXÕES: Estudos propondo aproximações e compreensões teórico-críticas inovativassobre o Brutalismo, considerando-oenquanto uma importante tendência arquitetônica da década ampliada dos anos 1960, considerando-o em suas obras, conexões, discursos e narrativas, em seu momento histórico, e como significativo patrimônio e legado, à luz dos debates e dasobras contemporâneas.
DATA: de 15 a 18 de outubro de 2013.
LOCAL: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
            Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho  Curitiba - PR, 80215-901
CRONOGRAMA:
01/04/2013    Divulgação da chamada;
30/05/2013    Envio do resumo expandido para o site;
30/06/2013    Informe da seleção dos resumos;
01/08/2013    Data limite para envio do texto completo;
01/09/2013    Informe da categorização dos trabalhos;
15/10/2013    Abertura do evento.

Mais informações: www.xdocomomobrasil.com.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan