VI PROJETAR – 2013

O Projeto como Instrumento para a Materialização da Arquitetura:

ensino, pesquisa e prática

Salvador – Bahia – Brasil, 26 a 29 de novembro de 2013

http://www.ppgau.ufba.br/6projetar2013/

 

A Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA), convidam os profissionais e pesquisadores atuantes na área de projeto de arquitetura e urbanismo para participar do VI PROJETAR - 2013, que acontecerá em Salvador, entre 26 a 29 de novembro de 2013.

Tendo como tema central O Projeto como Instrumento para a Materialização da Arquitetura: ensino, pesquisa e prática”, o VI PROJETAR pretende discutir o projeto como meio para a concretização da arquitetura, a partir dos três eixos temáticos que estruturam o evento:

EIXO 1 – Procedimentos projetuais inovadores

O Ensino de Projeto como experimento pedagógico. Contaminações da arquitetura com outros campos do saber e inovação projetual: artes, filosofia, ciências humanas e ciências exatas. Computação e inovação projetual: CAD/CAM; simulação numérica; projetos colaborativos; recursos paramétricos e BIM; softwares evolutivos. Procedimentos heurísticos e inovação projetual: diagramas; fractais; biomorfismo/biônica. Participação dos usuários e inovação projetual: níveis de participação; negociação; projetação coletiva. Tecnologias construtivas e inovação projetual: arquitetura verde; novos materiais e tecnologias construtivas.

EIXO 2 – O lugar da teoria, da crítica e da história no projeto

A contribuição da história no ensino, na pesquisa e na prática profissional na atualidade. Teoria e métodos projetuais no ensino, na pesquisa e na prática profissional na atualidade. A importância da crítica arquitetônica. A aplicação das teorias estéticas na arquitetura. Interfaces entre experiências.

EIXO 3 - Interfaces entre universidade e sociedade através do projeto: ensino, pesquisa e extensão.

O tema da habitação social como aproximação entre ensino de projeto, extensão e comunidade. Análise crítica e experiências singulares do Trabalho Final de Graduação. Atividades de extensão universitária na área de projeto: Assistência Técnica, Escritórios Modelos e Escritórios Públicos. Empresas Júnior.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O VI PROJETAR contemplará a apresentação de trabalhos na forma de comunicações. O processo de seleção ocorrerá em única etapa por dois membros da Comissão Científica em avaliação cega (sem identificação da autoria).

Os trabalhos submetidos para comunicação deverão ser enviados para o endereço de correio eletrônico oficial da Comissão Organizadora do VI PROJETAR: 6projetar2013@gmail.com .Trabalhos enviados para outro endereço de correio eletrônico serão desconsiderados.

Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: português e espanhol.

As normas para submissão de trabalhos podem ser consultadas e estão disponíveis para download em:

http://www.ppgau.ufba.br/6projetar2013/?page_id=22 >BAIXAR TEMPLATE

CRONOGRAMA

01/07/13 – PRAZO PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS

12/08/13 – Prazo para divulgação dos trabalhos selecionados.

02/09/13 – Prazo para inscrição dos autores dos trabalhos selecionados + entrega dos trabalhos revisados pelos autores + prazo para inscrição com valores promocionais 1

18/11/13 – Prazo para inscrição com valores promocionais 2

20 a 22/11/13 – Workshop sobre Processos Inovadores de Projeto

26 a 29/11/13 – VI Projetar

CONTATO

6projetar2013@gmail.com

MAIORES INFORMAÇÕES:

http://www.ppgau.ufba.br/6projetar2013

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan