Escritório Estúdio 41, de Curitiba, vence Concurso Estação Antártica

                                                           

                                                                                                                                                                 O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil anunciaram agora há pouco o resultado do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que seleciona o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira. Em primeiro lugar, ficou o projeto dos profissionais do Estúdio 41, de Curitiba, coordenado pelo arquiteto Fábio Henrique Faria e tendo como coautores Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. Os vencedores ganham, além do projeto contratado, um prêmio de R$ 100 mil.

Foram agraciados com prêmios, ainda, o segundo e o terceiro colocados. Em segundo lugar, ficou o trabalho coordenado pelo arquiteto Luiz Adriano Trindade de Almeida, de São Paulo, que representa a Tryptique Arquitetura, ao lado dos coautores Grégory Bousquet, Anna Carolina Bueno Cardoso, Olivier Rafaelli e Guillaume Sibaud.

Em terceiro lugar o projeto liderado por Igor Soares Campos, de Brasília, que teve como coautores Hermes Romão Campos Júnior, Gustavo Abrahão Costa, Larissa Olivier Sudbrack, Danilo Gomes e Fontes e Matheus Ribeiro Assunção Vieira Mendes, do Estúdio MRGB.

A previsão é que o processo licitatório para a execução do projeto termine no fim deste ano. O lançamento da pedra fundamental da estação está previsto para o próximo verão antártico. A Marinha trabalha para iniciar a operação da nova estação até março de 2015.

A cerimônia foi realizada na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no Rio de Janeiro, com a presença do Vice-almirante e diretor de obras civis da Marinha, Liseo Zampronio Contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar; o Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1) Geraldo Juaçaba; o presidente do IAB, Sérgio Magalhães; a pesquisadora Yocie Yoneshigue, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártica de Pesquisas Ambientais; e o coordenador do Concurso Estação Antártica, Luis Fernando Janot.

O concurso foi promovido pela Marinha do Brasil, com organização do IAB, e lançado em 22 de janeiro deste ano. Foram 109 equipes inscritas, coordenadas por arquitetos, com 74 trabalhos entregues.

Com uma área total em torno de 3,2 mil m², a estação será reconstruída no mesmo local onde estava a anterior, com um investimento na ordem de R$ 72 milhões. A capacidade estimada é de 64 pessoas durante o verão e de 34 no inverno. A estação abrigará uma população formada por militares da Marinha e pesquisadores. Os civis, de maneira geral, permanecem em pesquisas por períodos de 30 dias, durante o verão antártico, que vai de novembro a março. Já os militares ficam na estação durante um ano para apoiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, prover a manutenção das instalações e manter, permanentemente, a presença brasileira no continente. Eventualmente, a estação também recebe visitantes brasileiros e estrangeiros.







Fotos: imagens do projeto vencedor
Crédito: divulgação autores

Fonte:  http://www.iab.org.br/noticias/escrit%C3%B3rio-est%C3%BAdio-41-de-curitiba-vence-concurso-esta%C3%A7%C3%A3o-ant%C3%A1rtica-0

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan