Congresso Brasileiro de Arquitetos reúne sugestões sobre temas para debate

Evento acontece em Fortaleza, entre os dias 19 e 21 de março de 2014. Presidente do IAB/CE apresentou temática a comissão do CAU


O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) já começou a preparação para o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que será realizado em março de 2014 na cidade de Fortaleza. O presidente do IAB – Departamento Ceará, Odilo Almeida, está conversando com diversas associações de profissionais e estudantes para definir os subtemas do evento, que terá como tema principal “Identidade e Diversidade Profissional dos Arquitetos”.

No último dia 18 de abril, o presidente do IAB-CE esteve em Brasília para apresentar ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil(CAU/BR) as propostas para o Congresso. A ideia principal é que o evento discuta políticas profissionais, traga atividades de aperfeiçoamento técnico e também seja capaz de gerar negócios. “Pretendemos envolver toda a cadeia produtiva da Arquitetura e Urbanismos, de forma que os participantes possam melhorar tanto como cidadãos quanto como profissionais”, afirma Odilo.

Além do tema principal, o Congresso terá temas transversais, que devem ser inseridos em diversas atividades. O principal deles é sobre metrópoles e redes de cidades, e diz respeito ao enorme crescimento urbano enfrentado em cidades grandes e médias nos últimos anos. Outros temas que devem estar presentes são a remuneração profissional, reforma urbana, mobilidade e novas necessidades de formação de arquitetos.

EMPREENDEDORISMO - “Há um grande interesse da categoria em realizar um Congresso, finalmente sob a égide da Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil”, disse o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro. Entre as sugestões debatidas na Comissão de Prática Profissional do CAU/BR, estão atividades sobre empreendedorismo, novas tecnologias de construção e de projetos, o papel dos arquitetos em políticas de habitação, sustentabilidade e automação de edificações. Também se discutiu a possibilidade de promover feiras de produtos e rodadas de negócios durante o Congresso, com o intuito de atrair os profissionais.

“Queremos que uma percentagem significativa dos 100 mil arquitetos que existem no Brasil venha participar”, afirma Odilo. Por isso, o Congresso será realizado no Centro de Eventos do Ceará, o maior da América Latina. Os conselheiros do CAU/BR também sugeriram a criação de atividades específicas para profissionais e estudantes, de forma a atender as necessidades dos dois tipos de público.

O IAB-CE vai continuar a discussão dos temas do Congresso durante todo o ano de 2013, nos diversos fóruns de discussão da categoria. No dia 10 de maio, as propostas temáticas serão apresentadas na reunião plenária do CAU/BR, em Brasília. No dia 11, o Congresso será tema da reunião do Conselho Superior do IAB, em Salvador.


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan