Arquitetas Invisíveis apresentam 48 mulheres na arquitetura: Urbanismo

Cortesia de Arquitetas Invisíveis      Cortesia de Arquitetas Invisíveis

Para celebrar o Dia das Mulheres, pedimos ao coletivo brasileiro Arquitetas Invisíveis, com sede em Brasília, que compartilhassem conosco parte de sua pesquisa que identifica e enaltece o trabalho das mulheres na Arquitetura e Urbanismo, elas gentilmente nos cederam este material - que apresenta 48 mulheres divididas em sete categorias: pioneiras, "nas sombras", arquitetura, paisagismo, arquitetura social, urbanismo e arquitetura sustentável – que será publicado separadamente durante esta semana.

Hoje, apresentamos as arquitetas relevantes no campo do urbanismo.

Françoise Choay. © PFRunnerJane Jacobs, 1961. Image via Wikipedia.Raquel Rolnik. Imagem Divulgação USPAmanda Burden. Imagem por Bloomberg Associates - Licensed under CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

Urbanismo

Planejar a cidade e delinear seu tecido são atribuições complexas que demandam atenção, cuidado e amplo conhecimento técnico. A cidade é um mosaico dinâmico e o urbanismo busca lidar com as relações que se estabelecem nessa tessitura. Nesse sentido, não só as projetistas são importantes para o processo, como também as teóricas do urbanismo, tais como Jane Jacobs, Françoise Choay, Zaida Muxi, Maria Elaine Kohlsdorf, Paola Berenstein Jacques, Raquel Rolnik, Silke Kapp, Ermínia Maricato e Françoise Choay. No campo de planejamento temos Amanda Burden, que ficou conhecida pelo trabalho que fez em Nova Iorque, onde além de planejar o crescimento urbano também desenvolveu uma série de espaços públicos.

AMANDA BURDEN

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Amanda Burden. Imagem por Bloomberg Associates - Licensed under CC BY 2.0 via Wikimedia Commons      Amanda Burden. Imagem por Bloomberg Associates - Licensed under CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

Arquiteta norte-americana nascida em 1943. Fez mestrado em planejamento urbano e participou do programa TED Talks, com a palestra “How public spaces make cities work”. Foi diretora do Departamento de Planejamento, Membro da Comissão de Planejamento e trabalhou na Corporação de Desenvolvimento Urbano do Estado de Nova Iorque e em Battery Park City.

CARMEM PORTINHO

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Carmen Portinho e Juscelino Kubitschek - © ARQUIVO CARMEN PORTINHO                                          Carmen Portinho e Juscelino Kubitschek - © ARQUIVO CARMEN PORTINHO

Engenheira e urbanista nascida em 1903. Fundou a União Universitária Feminina e ajudou a fundar Associação Brasileira de Arquitetas e Engenheiras. Ela assinou a notória obra do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, um projeto urbanístico claramente modernista e de grande impacto na cidade. Faleceu em 2001, aos 98 anos de idade.

ERMÍNIA MARICATO

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Erminia Maricato via Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP                                              Erminia Maricato via Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP

Urbanista brasileira, é influente escritora e formadora de opiniões: “Acho que as cidades estão ficando sem perspectivas de solução de seus problemas”. Traz na bagagem a experiência de ter comandado a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de São Paulo, entre 1989 e 2002. Foi também autora de todas as propostas para a área urbana das candidaturas de Lula à presidência, entre 1989 e 2002. Mais recentemente, exerceu o cargo de conselheira do Habitat, programa das Nações Unidas para assentamentos humanos. Também foi fundadora do LABHAB (Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), São Paulo.

FRANÇOISE CHOAY

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Françoise Choay. © PFRunner        Françoise Choay. © PFRunner

Filósofa e urbanista francesa nascida em 1925. Historiadora das teorias e formas urbanas e arquitetônicas e professora de urbanismo, arte e arquitetura na Universidade de Paris. Nos anos 60 dirigiu a seção parisiense da Art international. Da década de 70 até hoje, publicou diversos estudos sobre arquitetura e urbanismo. Entre suas recentes publicações dividiu a direção com Pierre Merlin do Dictionnaire de l'urbanisme et de l' aménagement.

JANE JACOBS

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Jane Jacobs, 1961. Image via Wikipedia.         Jane Jacobs, 1961. Image via Wikipedia.

Jornalista e auto-didata em urbanismo, nasceu em 1916 nos Estados Unidos. Estudou as ruas e as calçadas, por considerá-las a visão que a população tem da cidade. Citando cidades como Los Angeles, Boston, Chicago e Nova Iorque, analisou os diferentes tipos de rua e meios para mudá-las ou conservá-las, levando em conta a interação das crianças, a acessibilidade, refletindo sobre os meios de revitalização, sobre o caso das fronteiras etc. Ativista política, mudou-se com a família para o Canadá como forma de protesto à Guerra do Vietnã. Faleceu em 2006, aos 90 anos de idade.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Morte e Vida de Grandes CidadesMorte e Vida de Grandes Cidades

MARIA ELAINE KOHLSDORF

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Maria Elaine Kohlsdorf. Imagem Divulgação: Currículo Lattes        Maria Elaine Kohlsdorf. Imagem Divulgação: Currículo Lattes

Arquiteta brasileira nascida em 1943. Desenvolveu importante trabalho teórico e foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento da dimensão morfológica do urbanismo.

PAOLA BERENSTEIN JACQUES

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Paola Berenstein Jacques. © Terceira Metade        Paola Berenstein Jacques. © Terceira Metade

Arquiteta brasileira. Possui grande contribuição teórica, tendo escrito livros como: Les favelas de Rio (Paris, l'Harmattan, 2001); Estética da Ginga (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2001); Esthétique des favelas (Paris, l'Harmattan, 2003) e Elogio aos errantes (Salvador, Edufba, 2012). Foi co-autora de Maré, vida na favela (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2002); organizadora de Apologia da deriva (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003), Corps et décors urbains (Paris, l'Harmattan, 2006), Corpos e cenários urbanos (Salvador, Edufba, 2006) e Corpocidade: debates, ações e articulações (Salvador, Edufba, 2010).

RAQUEL ROLNIK

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Raquel Rolnik. Imagem Divulgação USP                                             Raquel Rolnik. Imagem Divulgação USP

Urbanista brasileira, foi relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada, por dois mandatos (2008-2011, 2011-2014). Foi diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo (1989-1992), coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis (1997-2002) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007), entre outras atividades profissionais e didáticas relacionadas à política urbana e habitacional.

SILKE KAPP

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Silke Kapp. Imagem Divulgação XX Congresso Brasileiro de Arquitetos                                                                      Silke Kapp. Imagem Divulgação XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Urbanista brasileira, possui mestrado e doutorado em Filosofia (UFMG, 1994 e 1999). Atualmente é professora associada da Escola de Arquitetura da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa MOM (Morar de Outras Maneiras). Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento, atuando principalmente em teoria crítica da arquitetura e da cidade, habitação, produção do espaço cotidiano, interfaces para a autonomia e metodologia da pesquisa sócio-espacial.

ZAIDA MUXÍ

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Zaida Muxí. © Arquitetura e Politica                                                                              Zaida Muxí. © Arquitetura e Politica

Urbanista argentina nascida em 1964. Arquiteta, professora titular de urbanismo na Escola de Arquitetura de Barcelona, professora convidada em diversas universidades da Europa, América e Ásia. Especialista em urbanismo e gênero, autora de La arquitectura de ciudad global (2004), entre outros livros. Contribui com inúmeros artigos em revistas especializadas e jornais.

Não deixe de acompanhar e conhecer durante esta semana as arquitetas presentes nas outras categorias. E veja as outras categorias já publicadas aqui.

 

Fonte:Arquitetas Invisíveis. "Arquitetas Invisíveis apresentam 48 mulheres na arquitetura: Urbanismo" 11 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 11 Mar 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/763444/arquitetas-invisiveis-apresentam-48-mulheres-na-arquitetura-urbanismo

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan