Fórum Rio Academy promove diversas atividades nos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro

Cortesia de Forum Rio Academy      Cortesia de Forum Rio Academy

O Rio Academy estreia em julho próximo com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, presenteando o Rio de Janeiro com os melhores trabalhos produzidos no seu Workshop. O evento acontece no MAM - Museu de Arte Moderna, entre os dias 20 e 26 de julho, integrando o calendário dos 450 anos da cidade do Rio e dos 50 anos do Parque do Flamengo.

Com o mote Observe, Aprenda e Produza, o Rio Academy promete dinamizar conversações comprometidas com a busca de soluções para as grandes cidades, em especial, neste ano, o Rio de Janeiro. Traz uma programação de peso, para a qual devemos estar atentos.

Abrem o evento dois dias de Conferências com grandes nomes da arquitetura mundial. Estão confirmados o Pritzker Paulo Mendes da Rocha; Reinier de Graaf (Holanda; OMA); Bjarke Ingels (Dinamarca; BIG); Alejandro Aravena (Chile; Elemental), Giancarlo Mazzanti (Colômbia) e Carolina Bueno (Brasil; Triptyque).

Seguem-se cinco dias do Workshop O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes. O Workshop reunirá grupos de trabalho em torno de cinco sub-temas que privilegiam algumas das questões nevrálgicas do Rio: Patrimônio Arquitetônico, para se repensar o Parque do Flamengo em diferentes dimensões; Mobilidade Urbana, em busca de soluções eficazes para um dos principais problemas da cidade; Urbanismo Espontâneo / Cidade Informal, examinando soluções para a integração entre o crescimento espontâneo e a malha urbana formal; Soluções Efêmeras, que irá buscar alternativas de ocupação temporária dos espaços da área portuária carioca até a conclusão do Porto Maravilha e, finalmente, Desigualdade Social / Arte Pública, para se pensar espaços de uso comum que contribuam para a democratização da cidade.

O Funcionamento do Workshop

Na parte da manhã dos três primeiros dias, os excelentes Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório RUA, Jorge Mario Jauregui (Argentina), Clóvis Cunha, Marcello Dantas e Washington Fajardo vão inspirar as equipes, em sessões moderadas por acadêmicos. No restante do tempo, até o dia 25, os participantes irão desenvolver ou aprimorar seus projetos no tema escolhido, sendo assessorados pelas Equipes de Desenvolvimento, com um time de monitores coordenados pelos moderadores dos Talks. Os participantes podem optar por ficar no MAM, onde haverá espaço adequado e estimulante para o trabalho, com toda a infraestrutura necessária, ou retornar aos seus escritórios.

Espera-se, como produto do Workshop, um projeto ou um conjunto de ideias suficientemente bem desenvolvidos para serem avaliados por um júri e apresentados publicamente, se forem selecionados como finalistas. As Equipes de Desenvolvimento deverão colaborar para a forma final da apresentação. 25 trabalhos serão publicados, e os melhores de cada subtema serão entregues à cidade do Rio de Janeiro em cerimônia de encerramento e premiação.

As inscrições estão abertas, com preço promocional até o dia 31 de março. Estudantes de graduação ou de pós-graduação e profissionais cadastrados nos órgãos profissionais terão garantido o desconto de 50% além dessa data.

Para mais informações acesse a página do Rio Academy.

 

Fonte:Romullo Baratto. "Fórum Rio Academy promove diversas atividades nos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro" 27 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 28 Mar 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/764555/forum-rio-academy-promove-diversas-atividades-nos-450-anos-da-cidade-do-rio-de-janeiro

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan