Qual é o seu tempo? Uberlândia recebe o EREA Triângulo 2015

Cortesia de EREA Triângulo 2015     Cortesia de EREA Triângulo 2015

O EREA TRIÂNGULO 2015 é o Encontro Regional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Regional Centro e trás como proposta debater o tempo na arquitetura e nas cidades. Essa temática vem da vontade da Comissão Organizadora de entender e desnaturalizar os ritmos impostos pela sociedade contemporânea. Ritmos esses que ao passar despercebido em nossos estudos reforçam a materialização de um discurso opressor na construção de nossas cidades. Além de fazer uma análise sobre o como a arquitetura e o urbanismo podem carregar para nossas vidas outras temporalidades, ou seja, entender o como o espaço que projetamos interfere nas percepções temporais de cidade e o como isso pode criar novas potencialidades espaciais.

Para atingir tal objetivo o encontro acontecerá em três cidades do triângulo mineiro – Uberlândia, Uberaba e Araguari –, mostrando como três cidades que estão inseridas em um mesmo contexto podem apresentar soluções arquitetônicas e urbanísticas distintas, alterando as percepções tempo-espaciais e com isso o ritmo nelas predominante.

Dentro dessas questões o evento abordará as pautas maiores tocadas hoje pela FeNEA(Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), que são a reforma urbana, opressões, estágios e educação, em rodas de discussão com os seguintes temas: O crescimento das cidades e seu impacto social; O ritmo das cidades é para quem?; Ações do tempo, arquitetura e restauro; e Arquitetura Efêmera.

Além disso o evento também contará com momentos de debates mais específicos como, que abordarão temas como o ensino de arquitetura, articulação dos centros e diretórios acadêmicos nas faculdades, apresentação de trabalhos de iniciação científica (CICAU), bem como dos trabalhos produzidos nos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) no Brasil.

O EREA Triângulo acontecerá entre os dias 29 de abril e 04 de maio de 2015, no Poliesportivo João Naves de Ávila, situado na Rua José Custódio Pereira 531, bairro Patrimônio , na cidade de Uberlândia. É esperado um público de aproximadamente 400 participantes, graduandos e graduados em arquitetura e urbanismo das 30 escolas da Regional Centro da FeNEA (que engloba os estados de Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro) e de todo o país.

Para mais informações, acesse a página do EREA Triângulo 2015.

 

Fonte:Romullo Baratto. "Qual é o seu tempo? Uberlândia recebe o EREA Triângulo 2015" 22 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 22 Mar 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/764206/uberlandia-recebe-o-erea-triangulo-2015

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan