Cortesia de Arquitetas Invisíveis
Para celebrar o Dia das Mulheres, pedimos ao coletivo brasileiro Arquitetas Invisíveis, com sede em Brasília, que compartilhassem conosco parte de sua pesquisa que identifica e enaltece o trabalho das mulheres na Arquitetura e Urbanismo, elas gentilmente nos cederam este material - que apresenta 48 mulheres divididas em sete categorias: pioneiras, "nas sombras", arquitetura, paisagismo, arquitetura social, urbanismo e arquitetura sustentável – que será publicado separadamente durante esta semana.
Hoje, apresentamos as paisagistas.
Paisagismo
A construção e elaboração da paisagem tem sido tema de trabalho da arquitetura e do urbanismo há muito tempo. Seja na integração de edifícios com a natureza, seja pelo foco no meio ambiente ou a valorização de uma arquitetura mais sustentável por esse viés, diversas arquitetas contribuíram com ideias e propostas para essa questão. Kathryn Gustafson chama a atenção pelo trabalho com parques desenvolvido com grande qualidade. Lota de Macedo Soares foi autodidata e importante assessora para o Estado, responsável pela coordenação e tombamento do Parque do Flamengo no Rio de Janeiro. Já Rosa Grena Kliass, que trabalhou em diversos projetos de parques no Brasil, desenvolveu uma produção teórica relevante e foi fundadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP.
KATHRYN GUSTAFSON
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Kathryn Gustafson. © Gustafson-Porter
Paisagista e artista norte-americana nascida em 1951. Possui projetos executados no Reino Unido, Ásia, Europa e Oriente Médio. Ganhou dez prêmios na área de paisagismo e arquitetura, entre eles: American Society of Landscape Architects: Gold Medal (2008), National Heritage of the 20th Century (2007), Honorary Fellow (1999), Jane Drew Prize (1998) e Architectural Medal Decoration (1993).
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Memorial Princesa Diana. © Gustafson-Porter
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Proposta vencedora do concurso National Mall. © GGN/ Methanoia
LOTA DE MACEDO SOARES
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Lota de Macedo. Imagem Divulgação/G1 Globo
Franco-brasileira nascida em 1910. Sem diploma universitário, e pensando que não seria adequado ganhar salário, por pertencer a uma família abastada, Lota de Macedo Soares foi nomeada, em 20 de janeiro de 1961, sem ônus para o Estado, como assessora especial do Departamento de Parques da Secretaria de Geral de Viação e Obras e da Superintendência de Urbanização e Saneamento: “para estudar a urbanização das áreas decorrentes do aterro do Flamengo e Botafogo”. A casa de Lota recebeu um prêmio como exemplo da aplicação inovadora de princípios modernistas à arquitetura. Faleceu em 1967, aos 57 anos de idade.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Aterro do Flamengo. © Rodrigo Soldon via Wikimedia
* Veja a casa projetada para Lota de Macedo Soares por Sérgio Bernardes.
ROSA GRENA KLIASS
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Rosa Grena Kliass
Paisagista brasileira nascida em 1932, Rosa Kliass formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1955. Foi diretamente influenciada pelo professor Roberto Coelho Cardoso ao optar pelo paisagismo como área de atuação, sendo ganhadora de inúmeros prêmios nesta área. Sagrou-se também como consultora de diversos órgãos estatais e autora de vários trabalhos publicados no país e no exterior. Seu trabalho teórico também possui certa relevância, sendo autora do livro "Parques urbanos de São Paulo", desenvolvido a partir do tema de sua dissertação de mestrado, defendida em 1989 na FAUUSP. É fundadora e ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) fundada em 1975.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Parque da Juventude. Imagem via Rosa Grena Kliass Facebook
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Aeroporto de Brasília. © L.F. Paisagismo 2015 Por 42i
Não deixe de acompanhar e conhecer durante esta semana as arquitetas presentes nas outras categorias. E veja as outras categorias já publicadas aqui.
Fonte:Victor Delaqua. "Arquitetas Invisíveis apresentam 48 mulheres na arquitetura: Paisagismo" 13 Mar 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 13 Mar 2015. http://www.archdaily.com.br/br/763644/arquitetas-invisiveis-apresentam-48-mulheres-na-arquitetura-paisagismo
Arquitetas Invisíveis apresentam 48 mulheres na arquitetura: Paisagismo
Autor: iabtocantins
| Publicado em: sexta-feira, março 13, 2015 |
Marcadores:
Artigos,
Exercício Profissional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário